Setur-DF convida para passeio virtual pela quadra modelo de Brasília
A transmissão ao vivo vai acontecer neste sábado (20) pela 308 sul e será transmitida pelo @seturdf
A Secretaria de Turismo tem inovado e buscado soluções criativas para fomentar o turismo na capital, mesmo em tempos de pandemia. Neste sábado (20), acontecerá a segunda visita guiada do Live Tour Brasília, um projeto inovador que apresenta roteiros temáticos da capital de forma inédita, lançado pela Pasta na semana passada.
Nesse segundo passeio, a Setur convida toda a população para conhecer um espaço cheio de curiosidades e história: a Superquadra Sul 308, construída para servir de referência às outras superquadras do Plano Piloto e conhecida como a quadra modelo de Brasília. Esse é um passeio que merece uma visita calma, sem pressa e com um guia turístico conectado com a lógica da cidade para perceber a genialidade desse projeto.
Para a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, além de ser um passeio para entender e se apaixonar pela cidade, essa é uma experiência única. “As viagens virtuais são uma nova maneira de vivenciar as cidades e aguçar ainda mais a curiosidade em conhecer pessoalmente esses locais. Não é comum podermos contratar um guia de turismo específico para estar conosco nesse momento e mostrar com riqueza de detalhes todos os pontos desse atrativo turístico, então, encontramos uma forma de nos adequar à nova realidade, reinventando o turismo, mas sempre atentos e acompanhando as mudanças”.
Segunda parada: quadra modelo 308 sul
Projeto urbanístico de Lúcio Costa, paisagismo de Burle Marx, azulejos de Athos Bulcão, Igrejinha e Escola Parque de Oscar Niemeyer! Uma verdadeira aula de arquitetura e urbanismo que reúne num só endereço a assinatura dos homens que tornaram Brasília única.
Fundada em 1962, a quadra modelo da 308 sul segue todos os padrões imaginados no plano original e tem toda a infraestrutura necessária para atender às necessidades dos moradores. A ideia era reunir, nas proximidades, todos os serviços necessários à comunidade local: clube, biblioteca, escola, jardim de infância, igreja, teatro e comércio, sem descuidar da estética, do paisagismo, do verde, da sombra, da arte, do visual e do lúdico. Na concepção de mentes modernistas, era o que havia de melhor no conceito de comunidade perfeita.
Confira:
Todo sábado, às 10h, na @seturdf