Neste sábado – Webinário Mundo Sem Porteira – A cultura como proteção às violências
Neste próximo sábado, 27/06, das 19h às 21h, a cineasta Gisela Arantes, diretora e roteirista do Filme Mundo Sem Porteira – Um alerta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes participará do III Webinário Papo Reto – Mundo Sem Porteira – A Cultura Como Proteção às Violências.
O evento, que será transmitido nos canais do YouTube e Facebook, simultaneamente, é uma iniciativa do professor Marcelo Nascimento, ativista da causa de proteção integral da criança e do adolescente, e contará com a participação de outros convidados, como Eva Dengler, Gerente de Programas da Childhood Brasil, organização social que atua há mais de 20 anos no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, que assina a consultoria técnica do Filme; o educador popular Carlos Alberto de Souza Junior (Churras), que também é depoente do documentário; o arte educador, Lauro Trindade e Paola Bellucci Ortolan, autora da Campanha “Ninguém Mexe Comigo”.
Partindo da proposta de debate do documentário Mundo Sem Porteira, o Webinário terá como objetivo promover o diálogo sobre o papel da Cultura na proteção às violências e abusos enfrentados por crianças e adolescentes brasileiros.
A inscrição é gratuita e para participar, basta acessar o link: https://www.even3.com.br/checkout/d1f689bc-0db4-402c-81a4-180af4ee2b7b/
Sobre o Filme
Lançado em maio de 2019, o Filme Mundo Sem Porteira, roteirizado e dirigido pela cineasta Gisela Arantes, trata do enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas brasileiras e das perspectivas de futuro para uma sociedade mais inclusiva e justa.
Por meio da história de Thaís, revela as experiências de diversas meninas que passaram pela exploração, pelo abuso e o abandono. Com depoimentos de caminhoneiros, organizações para proteção, educadores, especialistas, líderes em Direitos Humanos e jovens engajados, apresenta uma visão multicausal do problema e de como solucioná-lo.
Disponível nos canais do YouTube; VideoCamp e Vimeo, o documentário é reconhecido internacionalmente, recebendo o Certificado de Excelência e o Prêmio de Melhor Fotografia no 4º Indian World Film Festival, além de ser contemplado com a Menção Honrosa do Júri, no 8º Delhi Shorts International Film Festival, na Índia.
A Umiharu Produções Culturais e Cinematográficas, que produziu o documentário, lançou também o Guia para Debate, juntamente com a Childhood Brasil, organização social que prestou consultoria técnica ao Filme.
O curta-metragem tem o apoio da Lei Proac do Governo do Estado de São Paulo e os patrocínios da C&A, Gerdau e Klabin. Conta com a fotografia de Luís Villaça e a música original de André Abujamra.
Assista ao Filme: https://bit.ly/2WxMSqf