Via expressa da Epia no sentido Colorado/Torto será interditada a partir da próxima sexta (02)
Nesta nova intervenção, as 10 vigas de concreto serão instaladas no viaduto do Torto. Oitenta operários trabalham na obra
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) vai interditar a partir de amanhã (02) o fluxo de veículos na via expressa da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA/DF-003), no trecho entre o Colorado e o Torto.
O bloqueio será realizado a partir de 20h, logo após o fechamento da operação de reversão na subida do Colorado, que acontece entre 17h e 19h45.
Durante a interdição os motoristas que dirigem no sentido Sobradinho/Brasília trafegarão pela pista nova (terceira pista) na descida do Colorado, que foi liberada há um ano.
Em razão da obstrução do trecho, a operação de reversão acontecerá no horário normal, das 17h às 19h45 nos dias úteis, entretanto os motoristas só poderão entrar na pista reversa a partir do acesso à ponte do Córrego do Bananal.O trecho será obstruído para a instalação de 10 vigas de concreto no viaduto em construção no Torto. As peças medem 45 metros de comprimento cada e tem um peso aproximado de 120 toneladas cada.
A previsão é que o bloqueio dure 10 dias, com a liberação da via a partir de 23h59 do domingo (11).Cautela no trânsito
Devido à necessidade de movimentação das carretas que transportam as vigas, o DER/DF necessitará interromper, esporadicamente, o trânsito também no sentido Brasília/ Sobradinho. Neste caso o fluxo de veículos seguirá no sistema pare e siga, organizado pelos agentes de trânsito do órgão.
O superintendente de obras do DER-DF, Cristiano Cavalcante explica que será um transtorno necessário.
“Sabemos que intervenções como estas geram transtorno, mas é necessário para que a operação seja realizada com segurança para todos e possamos, enfim, entregar essa obra que concluirá a ligação Torto-Colorado para os moradores da parte norte do DF”, disse.*Confira os croquis de como será a operação e as rotas alternativas no anexo.
O ensaio
Entre os dias 21 e 23 de setembro o DER já havia interditado o trecho em razão da preparação para o serviço de levantamento das vigas.
Inicialmente o ensaio estava programado para durar seis dias, com a liberação do trecho programada para o último dia 28. Porém, devido ao impacto gerado no trânsito da região o órgão solicitou agilidade à empresa executora das obras e o cronograma foi acelerado, com operários trabalhando também durante a noite, o que possibilitou que todo o ensaio fosse realizado em 48 horas.
A obra
O viaduto do Torto é a última arte especial que falta para a conclusão total da Ligação Torto-Colorado (LTC). Esse elevador já conta com 75% de conclusão.
Nesta obra já foram executadas as etapas de fundação, de construção dos pilares e das vigas de apoio para as chamadas vigas longarinas, que é o apoio da laje.
Após as vigas serem içadas a obra entrará na fase de instalação delas para que na sequência seja implantada a laje, depois o encabeçamento do viaduto, a pavimentação asfáltica, a instalação de guarda-corpos e, por fim, a sinalização horizontal e vertical. A obra conta com a força de trabalho de cerca de 80 servidores.
Histórico da obra Ligação Torto-Colorado
Iniciada em 2014, a obra conta com até 100 operários e tem investimento total estimado em R$ 90 milhões. O DER/DF já finalizou as etapas de terraplenagem, drenagem, pavimentação, colocação de meio-fio e sarjeta, além da finalização de aproximadamente 5,2 quilômetros de ciclovias. Foi executada ainda a construção de uma ponte e dez viadutos.
A conclusão das obras no Complexo Viário Joaquim Domingos Roriz, que compreende as obras da Ligação Torto-Colorado e do Trevo de Triagem Norte (TTN) aliviará o trânsito de toda a saída norte do DF.