Senac-DF ajuda a preparar noivas e noivos para casamento comunitário que ocorrerá neste domingo
O Senac-DF vai ajudar 41 casais do Distrito Federal a realizar o sonho de oficializar a união por meio do casamento comunitário promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus). No dia da cerimônia, 6 de dezembro, realizada no Museu Nacional, na Esplanada dos Ministérios, o Senac fará toda a produção de cabelo e maquiagem das noivas, e corte de cabelo e barba dos noivos. A carreta-escola de Beleza da instituição estará no local dando apoio logístico. Além disso, alunos e instrutores dos cursos de Recepcionista e Organizador de Eventos estarão auxiliando os casais e convidados. A cerimônia está marcada para às 17h30 e os profissionais e alunos do Senac começarão os trabalhos ainda pela manhã.
O Senac-DF começou a mobilizar os profissionais e alunos que farão a diferença na vida dos casais ainda em novembro. A preparação teve início no dia 4, durante a prova de roupas, onde alunos e instrutores do curso de Costureiro fizeram a marcação de vestidos e ternos para ajustes. As peças foram para as unidades do Senac do Setor Comercial Sul (Jessé Freire) e Gama para serem ajustadas pelos instrutores do curso.
No mesmo dia (04/11), após a escolha dos vestidos, que foram cedidos pela Sejus, alunos e instrutores do Senac fizeram uma prévia da maquiagem. As noivas, que foram atendidas por um instrutor e 12 estudantes do curso de Maquiagem, tiveram uma ideia de como será a produção no dia da cerimônia.
Para que tudo saia perfeito no dia do casamento comunitário, o Senac-DF está mobilizando mais de 60 profissionais, entre funcionários, instrutores e alunos dos cursos de Costureiro, Cabeleireiro, Maquiador, Barbeiro, Recepcionista de Eventos e Organizador de Eventos.
Casamento com segurança
A Secretaria de Justiça esclarece que, devido à pandemia da Covid-19, o casamento seguirá todas as recomendações e normas sanitárias para o combate e prevenção do novo coronavírus, como uso de máscaras e o distanciamento social. Cada casal poderá levar somente 4 convidados para evitar aglomerações.
O Casamento Comunitário ocorre desde 2012 e já oficializou a união de 1.124 casais no Distrito Federal. A proposta é amparar as famílias de baixa renda que recebem até dois salários mínimos e ampliar as garantias dos direitos patrimoniais, sucessórios e previdenciários. Os casais foram selecionados com base nos critérios definidos em edital, publicado no Diário Oficial do DF.