Senai tem mais de mil vagas abertas em cursos gratuitos no DF
Inscrições vão até 6 de dezembro. Aulas são nas unidades do Gama, Sobradinho e Taguatinga; veja cursos disponíveis.
Curso de mecânica de carros está entre os oferecidos pelo Senai — Foto: Senai/Divulgação
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) promove um mutirão para inscrições em cursos técnicos e de qualificação profissional gratuitos, até o dia 6 de dezembro. São 1.010 vagas para 2022, nas escolas do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga.
As inscrições podem ser feitas presencialmente ou pelo site do Senai (veja mais abaixo). Há opções nos turnos da manhã, da tarde e da noite, na modalidade semipresencial — com 80% da carga horária a distância e 20% de forma presencial.
As capacitações são nas áreas de:
- Alimentos
- Automotiva
- Construção Civil
- Eletroeletrônica
- Gestão
- Refrigeração
Os cursos de qualificação são de curta duração, com 160 a 400 horas-aula. “O objetivo é inserir o aluno no mercado de trabalho ou permitir uma recolocação profissional”, diz o Senai.
Já os cursos técnicos são mais longos, com cerca de 1.200 horas-aula, que equivalem a um período de um ano a um ano e meio. As aulas permitem a formação de profissionais com conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais em diversas atividades da indústria . Ao final do curso, e estudante recebe um diploma.
LEIA TAMBÉM:
- CURSOS GRATUITOS: Secretaria de Educação abre 4,8 mil vagas para qualificação profissional no DF
- OPORTUNIDADE: Senac abre 4 mil vagas para qualificação profissional no DF
Entre os cursos ofertados está o de montador de equipamentos eletrônicos — Foto: Senai
Como se inscrever para os cursos do Senai-DF
As inscrições podem ser feitas pelo site do Senai-DF. Basta escolher o curso desejado, preencher o formulário e anexar uma cópia – frente e verso – do documento de identidade.
Após este primeiro passo, o candidato recebe um e-mail confirmando a inscrição. Quando a turma atingir o número de alunos estimado, o Senai entra em contato com o estudante para que ele faça a matrícula, presencialmente.
“É possível se matricular em mais de um curso, desde que as turmas sejam em turnos diferentes”, diz o Senai.
A exceção, é para alunos do programa DF Inova Tech. Esses precisam finalizar a formação antes de se matricular em outro curso do Senai-DF.
Para aqueles que não têm internet ou que preferem ir até uma das escolas, o atendimento vai das 8h às 20h, nas seguintes unidades:
- Senai Gama: Área Especial, Entrequadras 2 e 8 – Setor Sul
- Senai Taguatinga: Área Especial nº 2, Setor C – Taguatinga Norte
- Senai Sobradinho: Quadra 13, Área Especial nº 3, Lotes A/F
As vagas serão ocupadas por ordem de inscrição. Para a matrícula, é preciso apresentar original e entregar cópia do seguintes documentos:
- RG
- CPF
- comprovante de escolaridade
- comprovante de residência
Para alunos menores de idade, é necessário também o RG e o CPF do responsável legal. Em caso de dúvidas, ou para mais informações, é possível entrar em contato pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Senai-DF, no telefone (61) 4042-6565. Fonte: G1