Turismo cívico pedagógico
Visitação aos monumentos turísticos contará como dia letivo para alunos da rede pública do DF
O acordo que será assinado neste sábado (26), entre Setur-DF e SEE-DF vai possibilitar o desenvolvimento do Programa “Brasília, Capital do Turismo Cívico” no Distrito Federal, por meio do intercâmbio pedagógico e da preservação do contexto histórico, cultural, ambiental e turístico da Capital Federal.
A Secretária de Estado de Turismo e a Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal assinam, neste sábado, 26 de março, às 11h, na Casa de Chá da Praça dos Três Poderes, uma Portaria Conjunta que irá possibilitar o desenvolvimento do Programa “Brasília, Capital do Turismo Cívico” no Distrito Federal, por meio do intercâmbio pedagógico e da preservação do contexto histórico, cultural, ambiental e turístico da nossa capital. Alunos da rede pública de ensino vão o participar de passeios pelos pontos turísticos com atividades que poderão ocorrer aos sábados, contando como dia letivo, ou no contraturno escolar.
Para consolidar o circuito, 120 alunos do 4° ao 7° ano do Centro de Ensino Fundamental 306 Norte farão o primeiro passeio desta nova rota turística-educacional em Brasília. O tour ocorrerá em dois turnos, manhã e tarde, com 60 alunos em cada um dos grupos, passando pelo Museu Nacional, Catedral Metropolitana de Brasília, Panteão da Pátria e finalizando no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Casa de Chá, localizado na Praça dos Três Poderes.
Pela primeira vez, um guia turístico especializado vai ministrar as aulas de História do Brasil e de Brasília a estudantes em um roteiro turístico e pedagógico. Segundo a Secretaria de Educação, a visitação instruída contará como hora/aula na carga horária dos alunos.
“Nosso objetivo é plantar a sementinha do pertencimento em relação à capital da república e, ao mesmo tempo, a participação neste roteiro, vai preparar o caminho para atração de futuros visitantes, seguindo o exemplo de paris e Washington e Paris, as duas capitais mais visitadas do mundo, pelo viés educacional”, destaca Vanessa Mendonça. Ela informa que sete cidades de seis estados já firmaram acordos de cooperação técnica com a Setur-DF para trazer estudantes da rede pública à Brasília. Segundo a secretária de Turismo, São Luís (MA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Pirenópolis (GO), Claudio (MG), Vassouras e Casimiro de Abreu (RJ) já estão preparando suas excursões. “Além disso, firmamos um convênio com a Universidade de Washington, nesse mesmo formato”, anuncia Vanessa Mendonça.
Foto: Cláudio Berger/Setur-DF
SERVIÇO:
Evento: Primeiro Passeio Cívico-Pedagógico
Data: 26/3/2022
Horário: 8h30 – Saída da Escola Classe da 306 Norte
Horário: 11h – Assinatura da Portaria Conjunta na Casa de Chá da Praça dos Três Poderes
Participantes: 60 alunos, professores e diretores da Escola 306 Norte e autoridades do GDF.