Dia Mundial do Livro: hábito de leitura aumentou durante a pandemia e segue em alta em 2022
o IESB, Clube de Leitura da Biblioteca incentiva a prática ao promover encontros on-line e gratuitos à comunidade. O próximo será no dia 30/4. Saiba como participar
A pandemia da Covid-19 fez com que a população de todo o mundo passasse por experiências de isolamento e distanciamento social. Para muitas pessoas, os grandes companheiros durante estes momentos foram os livros, celebrados neste sábado (23/4), no Dia Mundial do Livro.
No Brasil, depois de um 2020 com um grande recuo nas vendas, o ano de 2021 indicou uma retomada neste mercado. Um dos que atestam esta recuperação é o 13º Painel do Varejo de Livros no Brasil, realizado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) em parceria com a Nielsen Bookscan Brasil. De acordo com os dados, em 2021, houve um crescimento de 29,3% no volume de livros vendidos em todo o país, na comparação com o ano de 2020. Em relação à receita gerada, foi registrado um aumento de 29,2% no faturamento no mesmo período. 2022 também começou aquecido, com uma alta variação em volume nas vendas: 19,56% maior que em 2021.
Estímulo à leitura
A expectativa é que o hábito continue. Ler traz benefícios para o aprendizado do ser humano, como o conhecimento de culturas, vocabulário, capacidade de imaginação e a possibilidade de criar histórias. Em meio às tecnologias, para muitos, a leitura é uma opção de lazer e entretenimento. Por isso, muitos grupos on-line incentivam a prática e nasceram, justamente, durante o período do isolamento social.
É o caso do Clube de Leitura da Biblioteca IESB. Criado em julho de 2020, com o objetivo de oferecer entretenimento às pessoas durante a quarentena, o grupo deu tão certo que já conta com cerca de 50 pessoas. Algumas até do exterior. “Objetivo do clube, além da leitura, é conhecimento, cultura e lazer. Surgiu na pandemia como alento para os estudantes, mas toda a comunidade pode participar. É gratuito. Basta chegar e fazer parte do nosso grupo no WhatsApp”, explica Vanessa Rufino, coordenadora da Biblioteca IESB e uma das mediadoras do clube.
Os encontros do Clube de Leitura da Biblioteca IESB acontecem sempre no último sábado do mês, às 11h. Neles, os leitores trocam as percepções e sentimentos sobre a leitura, discutem quais circunstâncias o livro foi escrito e o que o autor quis trazer com o que escreveu, por exemplo.
Rejanne de Fátima é participante e se interessa por livros desde pequena. Ela conheceu o Clube de Leitura por indicação de uma amiga e ficou surpresa com a possibilidade de ler, novamente, Um lugar na janela, da escritora brasileira Martha Medeiros, obra que já havia passado por sua vida em momentos da infância e da adolescência. “Foi um grande reencontro. Eu tive totalmente outro olhar para essa leitura, com muito mais significado em tudo que a história passa. E neste momento de pandemia, foi como um escape só de ter o livro ali. Por meio da leitura, a gente consegue viajar para outros lugares, conhecer outras pessoas, outros povos, outras culturas. É realmente sair do nosso habitat, zona de conforto e buscar novos horizontes em páginas”, conta a leitora.
A obra escolhida para este mês de abril, que celebra o Dia Mundial do Livro, também é um convite para todos que se inspiram com histórias emocionantes. O clube selecionou o livro A Confissão da Leoa, de Mia Couto, um dos maiores escritores da literatura africana em língua portuguesa. Amante confesso da escrita de Guimarães Rosa, é um artista investido do poder mágico e poético das palavras e o escritor moçambicano mais traduzido e vencedor do Prêmio Camões. Mas é da alma do povo de seu país, bela, trágica, alegre, sofrida e enigmática, que extrai a essência de seus livros.
O próximo encontro on-line está marcado para o dia 30/04 às 11h. O espaço é aberto e totalmente gratuito. Para participar, basta entrar no grupo de WhatsApp da Biblioteca e deixar a imaginação fluir. Link:https://chat.whatsapp.com/GruxntvgAw124DzMAdeLgm