Nossa Escola tem História: concurso literário premia vencedores
A premiação ocorre no SESC, de forma presencial, e reúne estudantes das 40 escolas da rede pública de ensino que participaram do concurso
Alunos do ensino infantil e fundamental da rede pública do Distrito Federal, vencedores do concurso literário “Nossa Escola tem História”, serão premiados no próximo dia 26, em evento a ser realizado no Sesc Silvio Barbato. Os textos selecionados pelo júri técnico farão parte de um livro, que será distribuído gratuitamente entre as escolas participantes. O concurso literário é parte do projeto “História na Sua Escola”, iniciativa do Instituto Latinoamerica e da ABÈBÈ Produções para estimular práticas artísticas e literárias entre crianças e jovens e promover a formação de novos leitores e autores.
A seleção das obras vencedoras foi realizada por um júri especializado, formado por renomados escritores: Daniel Munduruku, Bel Santos-Mayer e Roger Melo, todos agraciados com o Prêmio Jabuti. O autor Tino Freitas escreverá poemas para a ilustração vencedora na categoria Educação Infantil, enquanto Romont Willy e Felipe Cavalcante ilustrarão as histórias produzidas pelos estudantes do Ensino Fundamental I e II.
O concurso trabalhou três temas: “Meio Ambiente – os bichos do Cerrado” com os alunos do Ensino Infantil, “Diversidade e Inclusão” com os estudantes do Ensino Fundamental I e “Patrimônios Culturais Imateriais”, trabalhados com os jovens do Ensino Fundamental II.
De acordo com a coordenadora do projeto, Ester Braga, o engajamento dos alunos foi o ponto alto do concurso literário. “Houve maior movimento nas bibliotecas. Os professores estiveram bastante envolvidos e receberam, por vídeo, orientação dos jurados de como os temas deveriam ser abordados. É uma experiência muito rica para os participantes ver essa produção literária eternizada em um livro que estará disponível na biblioteca de sua escola. Esse é um grande estímulo à produção literária.”
SOBRE O PROJETO
O “História na sua Escola” selecionou 40 unidades de ensino do DF, de áreas com menos possibilidade de acesso à cultura, como as rurais Bucanhão e Córrego do Atoleiro. “Houve um grande movimento de criação focado no livro, extremamente importante nos dias de hoje. Foi emocionante ver os vídeos produzidos com os resultados de cada escola e como a experiência marcou com boas impressões as vidas das crianças”, comemorou Ester Braga, umas das idealizadoras e produtora do projeto.
Na primeira etapa, os alunos tiveram acesso a autores brasilienses através de contações de história e de bate-papo com escritores, abordando temas que promoveram reflexões sobre diversidade social na cultura, na religião, entre as raças e entre as classes, e também sobre a importância da diversidade biológica e ambiental.
As histórias foram contadas em linguagens adaptadas às faixas etárias dos alunos, por Taicy Ávila, Nyedja Gennari, Rego Junior, Queila Branco e Angela Café, que leram obras dos escritores Simão de Miranda, Nurit Bensusan, Marco Miranda, Flávia Ribas e José Rezende Júnior.
SERVIÇO
Premiação do Concurso Literário “Nossa Escola tem História”
Quando – 26/04. Terça-feira – 10h
Onde – Sesc Sílvio Barbato – Setor Comercial Sul