Moradores aprovam regularização de escolas e farmácia em Sobradinho
Serão ampliados os lotes para as Escolas Classe 12 e 14 e criada a futura Farmácia de Alto Custo
Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno
O projeto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) de criação, ajuste e ampliação de lotes para regularizar as áreas da futura Farmácia de Alto Custo da região e das Escolas Classe 12 e 14 em Sobradinho avançou mais uma etapa. A iniciativa foi apresentada à população na noite desta quarta-feira (15), durante audiência pública virtual, e foi aprovada pelos moradores, professores e diretores que participaram da reunião.
No caso da Farmácia de Alto Custo, a Administração Regional de Sobradinho solicitou à Seduh que fosse criado um lote na Quadra 8, onde atualmente está situado o prédio do Posto Policial, que encontra-se desativado, para implantar um Equipamento Público Comunitário (EPC) no local.
Presente na reunião virtual, o administrador regional de Sobradinho, Abílio Castro, destacou a necessidade da futura Farmácia de Alto Custo. “Ela será de extrema importância para Sobradinho, bem como para o DF. A farmácia atenderá toda a região norte do Distrito Federal”, avaliou.
Sobre a Escola Classe 12, localizada na Quadra 1 do Setor de Indústrias de Sobradinho, a Secretaria de Educação solicitou o uso das áreas adjacentes ao imóvel para a ampliação da área ocupada pela instituição, pois a escola não possui quadra poliesportiva para os alunos, nem estacionamento interno para os funcionários. Além disso, também foi solicitada a abertura de uma via lateral à escola, área já utilizada para circulação de veículos, a fim de facilitar os acessos ao equipamento público e aos demais lotes nas imediações.
“É de extrema importância que tenhamos, principalmente o que é público, de forma regular e com segurança jurídica, para o governo fazer os investimentos que são necessários, especialmente em áreas tão essenciais como saúde e educação”Vitor Recondo, subsecretário de Projetos e Licenciamento de Infraestrutura
“Quero agradecer muito por essa possibilidade de ter essa ampliação na Escola Classe 12. É uma necessidade desde 2014. As crianças serão muito beneficiadas com esse espaço”, agradeceu a diretora da unidade escolar, Jeane Pereira.
A Secretaria de Educação também pleiteou a ampliação da Escola Classe 14, que fica na Expansão Urbana Setor Oeste, AR 19, Conjunto 7 de Sobradinho II. A proposta foi anexar uma área pública adjacente ao fundo do lote, para que seja implantado um parquinho infantil e uma quadra poliesportiva.
De acordo com o subsecretário de Projetos e Licenciamento de Infraestrutura, Vitor Recondo, a regularização de equipamentos públicos tem sido política da Seduh para atender à população. “É de extrema importância que tenhamos, principalmente o que é público, de forma regular e com segurança jurídica, para o governo fazer os investimentos que são necessários, especialmente em áreas tão essenciais como saúde e educação”, afirmou.
Próximos passos
Depois da audiência, o projeto ainda precisa passar pelo aval do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan).
*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF