Programa de Turismo Cívico Pedagógico do DF recebe alunos do Espirito Santo (ES)
Cerca de 40 Alunos do Centro Educacional de Ensino Fundamental e Médio em tempo integral, Daniel Comboni, do Espírito Santo serão a primeira turma de outro estado a participarem do programa de Turismo Cívico pedagógico na sexta-feira (15) e sábado (16)
Pioneiro no Brasil, o Programa Turístico-Educacional “Brasília, Capital do Turismo Cívico e Pedagógico” foi constituído por meio de Portaria Conjunta assinada, no dia 26 de março, pelas Secretarias de Estado de Turismo e de Educação do DF. E nesta sexta-feira (15) e sábado, Brasília irá receber a primeira turma de alunos de outro estado. Serão 40 alunos do Centro Educacional de Ensino Fundamental e Médio em tempo integral Daniel Comboni, município de Ecopoaranga (ES), entre 15 a 18 anos, que vão percorrer os atrativos turísticos da Capital Federal, permitindo aos alunos da rede pública de ensino assistirem aulas in loco de História do Brasil e de Brasília nos monumentos e sedes do poder. O passeio conta como hora-aula
O secretário-executivo da Secretaria de Turismo do DF, Gustavo Assis, conta
com orgulho como surgiu a ideia de realizar o projeto. “O programa foi criado em 2019, pela então secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, e ganhou força com o apoio da secretaria de Educação, que reconheceu o passeio como hora-aula na grade escolar. Ao criar o projeto, Vanessa visou o resgate do sentimento cívico nas escolas e a divulgação dos atrativos turísticos da cidade. O Exército, Marinha e Aeronáutica também são grandes apoiadores desde que, logo no início da gestão a então secretária ressignificou a solenidade da Troca da Bandeira, onde cerca de 7 mil pessoas passaram a se reunir na Praça dos Três Poderes, para a cerimônia”, afirma Gustavo.
Ao longo da pandemia a Setur assinou Acordos de Cooperação Técnica com outros estados, abrindo caminho para que alunos de todo o país pudessem ter a oportunidade de conhecer, de perto, a história da cidade que é a capital do Brasil. Esse projeto ganhou ainda mais força com a parceria fundamental dos estados do Brasil, que abraçaram o projeto e estão aderindo à visita local.
Serviço:
Data: 15 e 16 de julho
Local: Casa de Chá
Horário: 9h ou 16h30
Alunos: 40 alunos e 5 professores do Espírito Santo, do Centro Educacional de Ensino Fundamental e Médio em tempo integral, Daniel Comboni, entre 15 e 18 anos
Foto: Setur/DF