Fevereiro em combate ao lúpus, fibromialgia, alzheimer e leucemia
O mês de fevereiro faz um importante alerta sobre algumas doenças. As campanhas Fevereiro Roxo e Laranja têm o objetivo de informar a população para a conscientização, prevenção, diagnóstico e combate ao lúpus, fibromialgia, Alzheimer e leucemia.
Essas enfermidades não podem ser prevenidas, mas alguns hábitos e cuidados podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes e retardar o desenvolvimento de outros problemas de saúde.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que a leucemia pode atingir 11.540 brasileiros entre 2023 e 2025. Isso corresponde a 6.250 novos casos entre os homens e 5.290 novos casos entre as mulheres. Para se ter ideia, o INCA diz que existem mais de 12 tipos de leucemia.
Diferentemente do Fevereiro Laranja, um dos maiores objetivos do Fevereiro Roxo é incentivar o diagnóstico precoce de doenças como o Alzheimer, a fibromialgia e o lúpus.
Fevereiro Roxo promove a qualidade de vida para quem tem Alzheimer, fibromialgia e lúpus. Sendo descobertas cedo essas doenças não oferecem muitos riscos aos pacientes.
Fonte: Ministério da Saúde.