Sobradinho completa 63 anos e viveu grandes momentos políticos com a passagem da Coluna Prestes na região serrana
Foto: Divulgação/Gazeta do Povo
Coluna Prestes teria passado pela cidade de Sobradinho (DF) em busca de novas adesões políticas
Nas conversas que tive com alguns pioneiros, vários deles me fizeram relatos de que a chamada Coluna Prestes teria passado por Sobradinho-DF, Planaltina, Planaltina-GO e Formosa, em busca de adesões no centro-oeste. Muitos combatentes teriam se abrigado nas encostas onde hoje está instalado o Restaurante Trem da Serra, com vista privilegiada para monitorar as tropas federais que vinham em seu encalço.
Para quem não sabe , o movimento contou com lideranças das mais diversas correntes políticas, mas a maior parte do movimento era composta por capitães e tenentes da classe média, donde originou-se o ideal do “Soldado Cidadão”. Deslocou-se pelo interior do país pregando reformas políticas e sociais e combatendo o governo do então presidente Artur Bernardes e, posteriormente, de Washington Luís.
Em sua marcha pelo Brasil, os integrantes da Coluna Prestes denunciavam a miséria da população e a exploração das camadas mais pobres pelos líderes políticos. Sob o comando principal de Miguel Costa e de Luís Carlos Prestes (chefe de estado-maior), a Coluna Prestes enfrentou as tropas regulares do Exército ao lado de forças policiais de vários estados, além de tropas de jagunços, estimulados por promessas oficiais de anistia.
Partindo do município de Santo Ângelo, que hoje abriga o Memorial da Coluna Prestes, o movimento percorreu 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil, durante dois anos e meio. Apesar dos esforços, a Coluna Prestes não conseguiu a adesão da população. A longa marcha foi concluída em fevereiro de 1927, na Bolívia, perto de nossa fronteira, sem cumprir seu objetivo, disseminar a revolução no Brasil.
A Coluna Miguel Costa-Prestes poucas vezes enfrentou grandes efetivos do governo. Em geral, eram utilizadas táticas de despistamento para confundir as tropas legalistas.
O movimento liderado por Carlos Prestes contribui para disseminar os problemas do poder concentrador oligárquico da República Velha, culminando na Revolução de 1930. Projetou a figura de Luís Carlos Prestes, que posteriormente entrou no Partido Comunista Brasileiro (PCB). Prestes foi chamado por esta marcha de cavaleiro da esperança na luta contra os poderes dominadores da burocracia e dos setores elitistas. E Sobradinho fez parte dessa epopéia…