Oficina de leitura dramática prepara estudantes para gravações da radionovela “De Repente Independente”

Texto premiado pelo Ministério da Cultura, em 2019, trata a questão de gênero no contexto da Independência do Brasil 
Alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal inscritos no Projeto “De Repente Independente” estão concluindo a Oficina de Leitura Dramática em Performance para gravação de radionovela homônima, de texto premiado da dramaturga e professora de teatro Leônix. A obra reconhece a importância da Imperatriz Leopoldina como a articuladora do processo de Independência do Brasil e adota uma linguagem leve e divertida na abordagem de um tema atual de gênero.
A ideia do projeto é estimular a leitura dramática e promover o protagonismo juvenil, incentivando o surgimento de jovens dramaturgos e atores. Para isso, um dos estímulos adotados foi a destinação de ajuda de custo, no valor de R$ 250,00, para garantir a autonomia dos participantes da Oficina e evitar que as famílias fossem oneradas com a permanência desses estudantes por mais tempo na escola.
“Tive a ideia inovadora de gerar essa ajuda de custos porque, quando era adolescente, participava de oficinas de arte e, muitas vezes, passava fome para conseguir estar lá. Não basta dar acesso, mas garantir a permanência desses jovens nos cursos, com dignidade. Essa é a realidade de muitas pessoas e as bolsas ajudam muito”, frisou Leônix, que além de autora da peça é também diretora-geral do Projeto e professora de teatro da oficina.
As Oficinas de Leitura Dramática em Performance ocorrem às segundas e terças-feiras, no Centro de Ensino Médio da Asa Norte – CEAN. A direção musical e a preparação vocal dos estudantes estão sendo feitas por Cláudia Costa, com a participação dos músicos Danilo Cabral e João Alves e da atriz Mary Baladelli, sob a direção artística de Clarice da Silva Costa e a direção-geral de Leônix.As gravações da leitura dramática da peça, em forma de radionovela, serão realizadas nos estúdios Refinaria e a edição impressa já está em produção na Editora Viva, trazendo ilustrações do artista brasiliense Valdério Costa, num resultado que prestigia a arte da xilogravura, o movimento armorial, o repente e a cultura nordestina presentes no DF.
Sobre – Única obra brasiliense a ganhar o Prêmio de Incentivo à Publicação Literária – 200 Anos de Independência, do Ministério da Cultura, “De Repente Independente” reconta a história oficial, reconhecendo a participação feminina e a liderança da Imperatriz brasileira no processo pela Independência.
A disseminação da peça, através de meio físicos e digitais, conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF – FAC e o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.
Ao todo, serão produzidos 1000 livros impressos, incluindo alguns exemplares em Braille, para serem distribuídos em bibliotecas públicas do DF, e mais um e-book e um podcast, que ficarão disponíveis gratuitamente no Spotify e em redes sociais como WhatsApp, Instagram, YouTube, Facebook, em sites de instituições culturais e educacionais, no site do Almanaque do Teatro e de outras instituições parceiras.
SERVIÇO:O que: Oficina de Leitura Dramática em Performance para gravação da radionovela “De Repente Independente”Quando: Segundas e terças-feirasOnde: Centro de ensino de Nível Médio da Asa Norte – CEAN

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial do Jornalista Profissional Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário