Setur/DF e Sebrae unidos pelo Artesanato de Brasília
Nesta segunda-feira, 30 de outubro, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur/DF), assinou um Termo de Cooperação Técnica com o SEBRAE/DF durante a 3ª Edição do Prêmio Brasília de Artesanato, com o objetivo de fomentar e valorizar o artesanato do DF. O Termo de Cooperação visa à estruturação e fortalecimento de 4 eixos fundamentais: Políticas Públicas, Governança, Diferenciação do mercado e Acesso ao mercado.
Esta parceria é uma das iniciativas da Secretaria de Turismo com o apoio do Governo do Distrito Federal para inserir o artesanato de Brasília no mercado nacional e internacional. Atualmente, os artesãos de Brasília recebem apoio da Secretaria de Turismo por meio do transporte das peças para eventos, como ocorreu na Fenearte, em Pernambuco, e na Feira Internacional de Artesanato e Design de Portugal. Outra medida que a Secretaria também mantém é a disponibilização de duas lojas nos shoppings Pátio Brasil, na Asa Sul, e no Alameda Shopping, em Taguatinga, para a comercialização das peças dos artesãos e manualistas da cidade.
Durante a assinatura, o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, esteve representado pela secretária executiva, Karine Câmara, que ressaltou a importância da parceria para o Turismo. “O artesanato é uma oportunidade, uma conquista. Esses empreendedores movimentam a economia, geram emprego e renda e ajudam a preservar a cultura e a tradição por meio do artesanato. A missão da SETUR/DF é garantir espaço para o artesão expor e comercializar o seu trabalho. O secretário, Cristiano Araújo, vem buscando, em parceria com todo o trade, inserir o artesanato de Brasília no mundo, participando de feiras nacionais e internacionais”, ressalta Karine.
Como futura medida, a Secretaria de Turismo pretende aumentar o número de lojas e participar de mais feiras e eventos para promover maior visibilidade para os artesãos da cidade.
Para a superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha, “Antes se ouvia que Brasília não tem artesanato, mas nosso artesanato é muito rico porque a gente vive a mistura de muitas culturas, aqui eu tenho uma única peça com influência de vários estados”, afirma Rose.
Sobre o Artesanato de Brasília
Em 2019 a Setur/DF chegou a ter 7,4 mil artesãos cadastrados, aumentando esse número para 12,6 mil em 2022 e em 2023, subiu para 13,4 mil. O mercado local injeta 800 mil em eventos da Setur/DF.