Neoenergia e Secretaria de Saúde firmam parceria para combate ao surto da dengue no Distrito Federal
Leituristas da distribuidora foram capacitados pelo órgão para identificar casas com possíveis focos do mosquito
Brasília, 07 de fevereiro de 2024 – Após o Governo do Distrito Federal (GDF) decretar estado de emergência por conta do surto de dengue, a Neoenergia Brasília montou uma estratégia, em parceria com a Secretaria de Saúde (SES/DF), para amenizar o avanço da doença. Desde o início da semana, os leituristas da distribuidora, responsáveis por fazer, mensalmente, a leitura da conta de luz, identificam possíveis focos do mosquito e geram um relatório, com endereço e georreferenciamento, para que o governo atue de forma mais assertiva nessas localidades.
“O compromisso da Neoenergia não está restrito ao fornecimento de energia, mas também ao bem-estar da população do DF. Dessa forma, ampliamos a atuação de fiscalização do GDF no combate à dengue ao colocar mais de 200 colaboradores, que estão todos os dias nas ruas, visitando mais de 1,1 milhão de clientes, tendo esse olhar para possíveis focos do mosquito”, explica Gustavo Álvares, diretor-superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Brasília. “Essas informações serão compiladas e relatórios vão ser compartilhados, semanalmente, com a SES/DF para ajudar no combate à doença”, finaliza o executivo.
A Secretaria de Saúde ministrou um workshop para que os leituristas aprendessem a identificar possíveis focos do mosquito. “Neste momento em que atravessamos a sazonalidade de dengue no DF, com aumento expressivo de casos, a parceria com a Neoenergia evidencia o esforço da Secretaria de Saúde do DF e o compromisso de todos os órgãos governamentais na luta diária contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus”, disse o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos.
Números alarmantes – Até a última segunda-feira (05), foram notificados 786 casos de dengue com sinais de alarme (veja abaixo quais são) e 32 casos graves no DF. Além das 11 mortes confirmadas, outros 45 óbitos são investigados. Os grupos de risco são crianças mais novas e indivíduos acima de 65 anos, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF. De acordo com o Ministério da Saúde, Brasília, Minas Gerais, Acre e Paraná são as unidades da federação com os maiores índices de incidência de casos no Brasil.
Principais sintomas – Nem sempre a infecção apresenta sintomas. O indivíduo pode ter uma dengue assintomática ou ter um quadro leve. Mas é preciso ficar atento se a pessoa tiver febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, acompanhada por pelo menos outros dois sintomas:
– Dor de cabeça intensa;
– Dor atrás dos olhos;
– Dores musculares e articulares;
– Náusea e vômito;
– Manchas vermelhas no corpo
Sinais de alerta – O Ministério da Saúde alerta que é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados ao apresentar possíveis sintomas de dengue. A forma grave é a que preocupa. Após o período febril, o indivíduo deve ficar atento aos sinais de alarme:
– Dor abdominal intensa e contínua;
– Vômitos persistentes;
– Acúmulo de líquidos em cavidades corporais;
– Sangramento de mucosa;
– Hemorragias
Pílula de segurança – Mantenha distância da rede elétrica ao usar máquinas agrícolas. Esteja sempre atento para evitar acidentes. E nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto de fios e postes.
Sobre a Neoenergia Brasília – É uma empresa do grupo Neoenergia e responsável pela distribuição da energia elétrica das 33 Regiões Administrativas que compõem o Distrito Federal, com mais de 1,1 milhão de clientes e atendendo a 3,3 milhões de pessoas. A sua área de concessão é de 5.780 quilômetros quadrados e abrange toda a capital federal.