Encontro de Gerações leva música e troca de experiências ao Varjão
Sobradinho, Núcleo Bandeirantes, Taguatinga, Guará e Samambaia também receberão a programação gratuita do projeto
O que acontece quando se reúne expoentes da velha guarda do samba com os novos músicos do cenário cultural brasiliense? Um verdadeiro “Encontro de Gerações”! Com a proposta de promover a troca de experiências, o projeto traz apresentações dos senhores do grupo Poetas do Samba junto aos jovens da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília, rodas de conversa e teatro de bonecos, entre abril e junho. Nesta quinta-feira (09), a programação itinerante será no Centro de Convivência de Idosos do Varjão, a partir das 14h.
Essa é a terceira apresentação do projeto Encontro de Gerações. Ao todo, oito regiões administrativas receberão a programação gratuita, que será realizada em Centros de Convivência do Idoso, escolas e espaços públicos. De acordo com a produtora cultural Ester Braga, coordenadora do projeto, um dos principais objetivos é mostrar a importância do idoso no contexto sociocultural.
“Realizamos uma apresentação linda na Ceilândia, onde conseguimos reunir os estudantes do Centro Educacional 06 e os frequentadores do Centro de Convivência de Idosos. É importante promover esse espaço de encontro entre as gerações, especialmente quando convivemos com altos índices de violência contra idosos”, destaca.
Poetas do Samba: Idealizado por Ester Braga em 2015, o grupo Poetas do Samba é formado por músicos e compositores com mais de 50 anos. Segundo ela, muitos deles são servidores aposentados, que reencontraram nas rodas de samba uma nova perspectiva de vida. “É uma forma de homenagear meu pai, que era um autodidata na música”, explica. Hoje, o trabalho da velha guarda já é reconhecido por sambistas de renome nacional como Monarco da Portela, que foi homenageado pelo grupo em 2017, Arlindo Cruz, Roque Ferreira, Renata Jambeiro, entre outros artistas.
Orquestra de Cavaquinhos de Brasília: Criada pelo maestro Dudu Oliveira, em 2010, paralelamente ao Projeto Sociocultural Waldir Azevedo, a Orquestra de Cavaquinhos de Brasília coleciona apresentações em importantes espaços culturais da cidade como Clube do Choro, Centro Cultural Banco do Brasil, Festival de Orquestras Populares da Caixa Econômica Federal. No fim de 2017, o reconhecimento dos músicos ultrapassou as fronteiras não só do Distrito Federal como do continente sul-americano. Eles foram convidados a se apresentar na Alemanha para as comemorações do Dia Internacional do Choro.
Inclusão: Para ampliar o alcance dessa troca de experiências, todas as apresentações musicais e rodas de conversa contarão com audiodescrição e tradução em LIBRAS.
SERVIÇO
Encontro de Gerações
Quando: entre abril e junho de 2024
Onde: Ceilândia, Varjão, Sobradinho, Núcleo Bandeirantes, Taguatinga, Guará, Sol Nascente e Samambaia.
Quanto: Entrada franca
PROGRAMAÇÃO
09/05 – Quinta-feira, a partir das 14h
Quadra 5 conjunto A chácara 18, Varjão – Torto
16/05 – Quinta-feira, a partir das 14h
Escola CEF 01 Candangolândia
29/05 – Quarta-feira, a partir das 18h-
Sobradinho