Integrantes do Movimento Sem Terra (MST) deixaram nesta quinta-feira (3) uma área da União, em Brasília, que ocupavam desde a madrugada de terça( 1 º de maio) . A Fazenda Sálvia, em Sobradinho, fica a 25 quilômetros do Palácio do Planalto.
A área pertence à Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento. De acordo com o ministério, os manifestantes saíram espontaneamente após uma conversa com representantes da Superintendência do Patrimônio da União no Distrito Federal.
A pasta afirma que não foi necessária ação policial ou decisão judicial para a desocupação.
Sem previsão de regularização
Essa não é a primeira ocupação na Fazenda Sálvia. Em 2014, um grupo sem vinculação a movimentos sociais invadiu a área e iniciou uma demarcação de lotes. Na época, a Delegacia do Meio Ambiente prendeu oito pessoas. A suspeita da polícia era de que os invasores agiram após promessas políticas de regularização, com a proximidade das eleições.
No final de julho de 2017, o governo anunciou que regularizaria , em um prazo de 15 dias, vários terrenos da União, incluindo a Fazenda Sálvia.
Apenas com o parcelamento seria possível individualizar as glebas e abrir matrícula para a venda de cada uma. De acordo com o ministério, a Secretaria do Patrimônio da União “tem concentrado esforços para promover o parcelamento”.
Com informações do G1 DF