Festival de hip hop encerra projeto social desenvolvido com jovens de Planaltina que cumprem medidas socioeducativas
Criar para vencer
Festival de hip hop encerra projeto social desenvolvido com jovens de Planaltina que cumprem medidas socioeducativas
Acontecerá nesta sexta 18 de maio, o festival de encerramento do Projeto Criar para Vencer. Ao longo de quatro meses, cerca de 100 jovens de Planaltina participaram de oficinas ministradas por Chede Ziad Abou Chacra e terão, agora, a oportunidade de apresentar à comunidade, suas famílias e amigos o que desenvolveram durante o aprendizado. Para o evento estão previstas performances das crews (grupo de jovens na linguagem do hip hop) para apresentarem os seus trabalhos: desenhos, música, dança e rap.
Chede, líder e fundador do Start Family Crew de Brasília, grupo que também se apresentará no festival, é, além de artista, educador artístico e professor de dança. Ele dividiu o projeto em quatro oficinas temáticas: Break, Grafite/Stencil, Rap e DJ/MC. Através dessas oficinas elaboradas a partir de manifestações artísticas de interesse dos jovens participantes, teve como objetivo compartilhar conhecimentos que sirvam como ferramenta para a promoção dos direitos humanos e cidadania, visando, ainda, à educação, cultura, integração social, qualificação profissional, emprego e geração de renda.
O projeto foi realizado em Planaltina e buscou se aproximar de jovens infratores que vivem a realidade da vulnerabilidade social e que cumprem medidas socioeducativas. “Acredito no poder que o hip hop tem para apresentar alternativas de vida que deem uma segunda chance para todos que precisam”, afirma Chede
Fotos: Niedson Nunes