Foto: Reprodução/Facebook
A mulher do ex-governador José Roberto Arruda, Flávia Arruda (PR) foi a candidata à deputada Federal mais bem votada do Distrito Federal nestas eleições. Com 100% das urnas apuradas, ela recebeu mais de 120 mil votos e foi eleita uma das oito representantes do Distrito Federal na Casa.
Estreante na política, Flávia Arruda conseguiu herdar o espólio do marido. Flávia integra o grupo formado pelo PR, PP, DEM, PHS, MDB e Avante.
Natural de Taguatinga, Flávia Arruda, nasceu no dia 21 de janeiro de 1980. Filha do engenheiro Paulo Peres, homem que sempre amou e lutou para que Taguatinga Norte fosse um bom lugar para viver com a família. Durante a infância e adolescência, Flávia e os irmãos, Fábio e Fernando, foram muito felizes, brincaram e compartilharam momentos com muitos amigos da QNA 32.
Formada em Educação Física na Universidade Católica de Brasília, Flávia trabalhou em Taguatinga por um período, até decidir montar uma escola, no Recanto das Emas. Casada com José Roberto Arruda, mãe de Maria Luisa e Maria Clara. Recentemente, retomou o seu sonho de concluir o curso de Direito.
À convite da TV Bandeirantes, foi apresentadora do programa Nossa Gente, que abordava projetos de sucesso na área social. Alguns anos depois, foi para São Paulo, onde foi apresentadora da previsão do tempo em um jornal de rede nacional. Retornou à Brasília antes do nascimento da sua segunda filha, Maria Clara.
A área social sempre foi prioridade na sua vida, por influência dos pais. A oportunidade de desenvolver projetos na área se tornaram realidade no período em que seu marido, Arruda, esteve governador. Entre eles está o Mãezinha Brasiliense. Na época, o projeto oferecia atendimento humanizado, com apoio psicológico e um kit enxoval à mães que realizavam os partos de seus bebês nos hospitais públicos do Distrito Federal. Ao longo de sete meses de projeto na rua, cerca de 25 mil mães e bebês foram beneficiados.
Flávia também desenvolveu o projeto Bolsa Universitária, que ajudou milhares de jovens a realizar o sonho de ingressar na universidade, e o Vilas Olímpicas, projeto que deu início e incentivou a criação das escolas integrais.
Um pouco da história da família Peres
Vindos do sul de Minas Gerais, a família Peres foi pioneira em Brasília. Os irmãos Alberto e César, juntamente com o sobrinho Paulo, avô de Flávia, chegaram na capital antes da sua inauguração. Alberto foi fundador e o primeiro presidente da Associação Comercial e Industrial de Taguatinga – ACIT e uma grande inspiração para Flávia. A partir de laços de amizade com Juscelino Kubitschek, César se tornou presidente do Partido Social Democrata no Distrito Federal. Juntos, os irmãos Peres fundaram a Construtora Ipê e construíram o primeiro prédio de alvenaria em Taguatinga. Em 1968, Alberto, João Herculino e amigos da educação no Distrito Federal, fundaram o CEUB, hoje conhecido como UniCEUB.
Deputados eleitos pelo DF para a Câmara Federal
1° Flávia Arruda (PR)
2° Érika Kokay (PT)
3° Bia Kicis (PRP)
4° Júlio Cesar (PRB)
5º Professor Israel (PV)
6º Luis Miranda (DEM)
7º Paulo Belmonte (PPS)
8º Celina Leão (PP)