Terceirizados voltam ao trabalho nesta segunda-feira

Terceirizados voltam ao trabalho nesta segunda-feira
Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Em acordo entre o governo, empresas e funcionários, ficou definido que pagamentos atrasados serão feitos até 15 de janeiro

 O governo do Distrito Federal vai repassar R$ 35 milhões às empresas prestadoras de serviço até 14 de janeiro, quarta-feira, para o pagamento de salários e de benefícios atrasados. Os cerca de 30 mil trabalhadores das áreas de serviços gerais, segurança e limpeza que prestam serviço ao governo estão em greve desde 10 de dezembro. Os recursos são provenientes dos impostos arrecadados no DF.O compromisso foi assumido hoje em audiência na Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª região (Brasília), com representantes das empresas prestadoras de serviços, dos trabalhadores e do governo. Em contrapartida, os sindicatos dos trabalhadores prometeram o fim da greve dos terceirizados e os empresários se responsabilizaram pelo pagamento do vale-transporte da semana aos funcionários. “O nosso esforço é para viabilizar uma solução que priorize os valores em atraso com os trabalhadores”, disse, na audiência, Sebastião Vieira Caixeta, procurador-chefe substituto do Ministério Público do Trabalho do DF.
O valor a ser repassado pelo governo às empresas é para o pagamento dos salários e benefícios em atraso, como vale-transporte, vale-alimentação e décimo terceiro salário. Como não há dinheiro em caixa para quitar todas as faturas atrasadas com as empresas, o governo do DF, em acordo com os sindicatos patronais e laborais, decidiu dar prioridade à regularização dos salários e dos benefícios. O restante dos débitos do governo local com as empresas terceirizadas será negociado em reunião marcada para segunda-feira, dia 12.Participaram da audiência hoje o secretário de Relações Institucionais e Sociais, Marcos Dantas, o secretário de Gestão Administrativa e Desburocratização, Antônio Paulo Vogel, e o subprocurador-chefe do DF, Ernani Teixeira de Souza.Veja detalhes do acordo:– Trabalhadores que fizeram greve não poderão ter os dias parados descontados.- Os empresários devem pagar aos funcionários imediatamente após o recebimento da verba do governo, até 15 de janeiro.

– O governo local garante a regularidade no pagamento de salários e benefícios a partir da regularização de todas as dívidas.

– Os valores do vale-transporte e do vale-alimentação atrasados serão pagos, excepcionalmente, em dinheiro.

Da Agência Brasília

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial do Jornalista Profissional Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário