Grupo de Planaltina oferece curso gratuito com aulas de graffitti para estudantes


Marginalizado como arte, o graffitti é uma ferramenta de expressão e linguagem artística periférica, que tem se expandido, ganhando espaço nos últimos anos. Reconhecendo a arte urbana como linguagem artística e a potência pedagógica que o ensino das artes possui para a população jovem, a Trupe S.A. Crew lança o projeto Trupe Urbana, que oferecerá aulas gratuitas de desenho, customização, graffitti, escultura e fotografia para jovens com idade entre 14 e 17 anos, de 22 de fevereiro a 09 de agosto no centro de Planaltina-DF.


O projeto, que conta com apoio do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal (FAC/DF), vai promover ainda, ao final das aulas, uma exposição no Museu Histórico de Planaltina-DF com as obras produzidas pelos alunos ao longo das aulas e visita guiada com mediação cultural em locais com importantes graffittis em Planaltina-DF e Plano Piloto, além de disponibilizar gratuitamente material didático sobre os temas ensinados, em versão digital.


Nas aulas, por meio do ensino das áreas artísticas, pretende-se trabalhar a autoestima, autoconfiança, autonomia e expressão dos jovens envolvidos, recebendo até 30 estudantes divididos em duas turmas, com inscrição gratuita mediante autorização do responsável. As aulas acontecerão no estúdio Circo Tattoo, no centro de Planaltina. “O projeto é uma ferramenta de transformação sobre o olhar artístico com prioridade no protagonismo, no empreendedorismo criativo, no compartilhamento de técnicas e informações acerca do graffitti, utilizando essa linguagem para estimular a produção, a discussão e o fazer artístico. Como professor, pretendo estimular os adolescentes e jovens a se exporem através das artes visuais bem como a street art, fomentando possíveis artistas, consumidores e apreciadores”, descreve Pena Pride (Luiz Fábio de Andrade), arte-educador, grafiteiro de Planaltina, ilustrador e integrante de coletivos artísticos de Planaltina.


O projeto visa destacar e valorizar o graffiti como arte contemporânea, com potencial para promover mudanças sociais. Dentre os professores estão artistas conhecidos da cidade, como Iasmim Kali, tatuadora, designer e artista visual há oito anos e proponente do projeto; Luciano Czar, tatuador, grafiteiro e um dos fundadores da Trupe S.A. Crew; Pena Pride e Odrus, da Spray Atômico Crew, artistas conhecidos do graffiti que realizam trabalhos nacional e internacionalmente.


Mais informações sobre o projeto e inscrições podem ser encontradas nos perfis da Trupe S.A. Crew no Instagramhttps://www.instagram.com/trupesacrew e Facebookhttps://www.facebook.com/Trupesa/

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial do Jornalista Profissional Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário