Conheça a cirurgia refrativa, procedimento que elimina o uso dos óculos de grau
Problemas de visão podem ser corrigidos com a ajuda de óculos e lentes de contato, porém além de muitos não se adaptarem, são fáceis de perder e esquecer, incomodam na hora de praticar esporte, demandam manutenção ou trocas regulares e provocam cansaço visual. Porém, existe um procedimento que vai aposentar de vez essas duas alternativas: a cirurgia refrativa.
A cirurgia refrativa é um procedimento cirúrgico a laser, que faz a correção da córnea e dos vícios de refração, como a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Há três tipos de técnicas cirúrgicas, Lasik, PRK e Smile, que serão escolhidas pelo oftalmologista conforme cada paciente.
A refração se dá quando a luz entra nos olhos, entendida como a mudança da atmosfera para o interior da visão. Há um estudo da refração que avalia como está a focalização ocular e as imagens que estão se formando, nítidas ou não. O procedimento é uma opção excelente para quem está cansado dos óculos ou lentes de contato, já que, após a cirurgia, são eliminados.
Erros de refração – Os erros de refração são diferenciados em quatro problemas: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
Miopia: quando o paciente enxerga nitidamente objetos próximos, porém os distantes ficam embaçados e sem clareza. Neste caso, o globo ocular é longo demais ou a córnea se curva muito;
Hipermetropia: ao contrário da miopia, o paciente enxerga nitidamente objetos distantes, porém os próximos ficam embaçados. O problema é caracterizado pelo globo ocular mais curto ou a córnea muito plana;
Astigmatismo: nesta situação, a visão fica embaçada longe ou perto, resultado da córnea curva ou achatada de forma desigual;
Presbiopia: conhecida também como vista cansada, a doença é consequência do envelhecimento do cristalino, que tem a capacidade de focar objetos próximos reduzida com o tempo.
Como é a cirurgia refrativa – Rápida e eficaz, na cirurgia refrativa o paciente não será internado e, em poucas horas, poderá retornar a suas atividades normais. O médico oftalmologista poderá utilizar uma das três técnicas para realizar o procedimento, que serão escolhidas de acordo com cada paciente e situação:
A Lasik: é a delaminação da córnea e aplicação do laser. A técnica utiliza o microcerátomo, aparelho que corta a região da córnea;
A PRK: o laser é controlado por um computador que envia impulsos de luz para os olhos, corrigindo a curvatura da córnea;
A Smile: simples e menos invasiva, a técnica utiliza o laser de femtossegundo, o que aprimora a correção refrativa. O procedimento é mais moderno comparado às outras técnicas. O laser utilizado cria uma “lentícula”, melhorando e corrigindo os problemas relacionados à visão.
Benefícios da cirurgia de refração – Corrigir o erro refracional e não se preocupar mais com óculos de grau ou lentes de contato são com certeza os principais benefícios, mas a cirurgia de refração possui outras vantagens como:
•Economia, já que não precisará investir mais em acessórios;
•Independência de correção;
•Visual mais natural e agradável para o paciente;
•Segurança;
•Conforto;
•Aumento na autoestima;
•Facilidade na maquiagem;
•Qualidade de vida;
•Facilidade na prática de atividades físicas.
A quem é indicada a cirurgia de refração – A cirurgia de refração poderá ser realizada por um oftalmologista em pacientes que apresentem miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia com graus estáveis, geralmente a partir de 20 anos.
Cuidados pós-cirúrgicos – É importante seguir alguns cuidados e orientações médicas após a cirurgia de refração. A visão estará recuperada 100% em torno de dois meses.
Durante uma semana use lentes de contato terapêuticas, para que a superfície dos olhos cicatrize completamente;
Também será indicado o uso de colírios específicos para prevenir infecções;
Evite coçar e esfregar a região dos olhos.
Para saber mais informações sobre a cirurgia de refração, procure um médico especialista em oftalmologia. Liberte-se de uma vez dos óculos de grau e lentes de contato.
Saiba mais sobre a Clínica Salute – Atendendo em quatro unidades na Asa Norte e em Sobradinho, a Salute Clínicas Especializadas é hoje uma referência na região. Seu corpo clínico conta com mais de 27 especialidades e oferece atendimentos especiais a diversos grupos, entre eles diabéticos, hipertensos e obesos. Além disso, a Salute também está cadastrada como hospital-dia, o que a torna um centro de assistência medicamentosa a pacientes que não necessitam de internação hospitalar, mas ainda requerem atendimento especializado com supervisão de clínica médica, pediatria ou oftalmopediatria, entre outras especialidades.