Confira o perfil dos novos administradores regionais do DF

Crédito : Renato Araújo (Ag. Brasília)

Os novos administradores regionais do Distrito Federal, anunciados pelo governador Rodrigo Rollemberg, já se encontram em pleno trabalho. Alguns acumulam mais de uma região, e outros ainda são interinos. Ao nomeá-los, o chefe do Executivo também apresentou mudanças que deverão ser feitas nas administrações regionais, dando continuidade às medidas de contenção de gastos. As alterações precisam ser encaminhadas à Câmara Legislativa do DF em forma de projeto de lei, o que deve ser feito quando a casa retomar as atividades. Caso seja aprovado, as administrações passam de 31 para 25, conforme prometido pelo governador durante campanha eleitoral.
Em uma nova forma de pensar a administração do Distrito Federal, Rollemberg anunciou a proposta de 25 administrações regionais e 24 nomes. Isso porque Eduardo Rodrigues assume duas regiões: Itapoã e Paranoá. Já Vilson de Oliveira foi apresentado como futuro administrador de Ceilândia Norte, região a ser criada pelo projeto de lei enviado à CLDF, com as devidas especificações e limitações territoriais. Por enquanto, Renato Santana assume interinamente toda a cidade.

Pelo projeto, as regiões administrativas de Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Park Way passam a responder em uma única administração, que começa a atender por Núcleo Pioneiro. Já Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal serão outra região. O Lago Sul vai englobar o Jardim Botânico, enquanto o Lago Norte junta-se ao Varjão. A Fercal pertencerá à administração de Sobradinho II, e a SCIA, à da Estrutural.

Tanto para as mudanças como para a escolha dos nomes, o governador afirmou ter consultado a população: “Nós fizemos um processo de ouvir as comunidades, as lideranças das cidades, para buscar efetivamente o apoio delas. O resultado final é positivo”. Ainda nesta semana, a equipe de administradores reúne-se com o governador para afinar as prioridades e as estratégias do governo. Um dos pedidos de Rollemberg é que eles estejam em maior sintonia com os diretores regionais de ensino e de saúde.

Extinção de cargo
O governador aproveitou ainda para anunciar outra alteração, desta vez nas folhas de pagamentos das administrações e com influência direta para os quadros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O governo extinguiu 3.137 cargos comissionados, enquanto criou outros 1.827, o que representa redução de 1.310 cargos. A medida possibilita economia de R$ 1,5 milhão por mês. Essas alterações foram publicadas em um decreto na edição de ontem (21) do Diário Oficial do Distrito Federal.

Para os órgãos da segurança pública, na prática, servidores que exerciam funções administrativas retomam posição nas ruas. A Polícia Militar ganha 400 homens para retorno às rondas e aos trabalhos externos, enquanto o Corpo de Bombeiros passa a contar com mais 50 agentes. As gratificações liberadas nas administrações regionais permitirão contratar civis para as funções na Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) e trabalhos burocráticos.

Conselhos Comunitários
Rodrigo Rollemberg garantiu a regulamentação dos Conselhos de Representantes Comunitários, em cumprimento à Lei Orgânica do DF: “Eles terão papel importante para definir melhor o modelo de eleição direta para as administrações regionais”. Os pleitos com participação direta das comunidades devem ocorrer, de acordo com o chefe do Executivo, tão logo estejam prontos o arcabouço jurídico e legal.

Abaixo, o perfil dos administradores regionais:

ÁGUAS CLARAS

Patrícia Veiga Fleury de Matos

Nasceu em Goiânia (GO) e, há nove anos, mora em Águas Claras, onde trabalhou como chefe da assessoria de planejamento na Administração Regional. Tem 36 anos, é arquiteta e urbanista e servidora efetiva do governo do Distrito Federal. Participa de associações de mães e de moradores. Também foi membro do Conselho Local de Planejamento e da Comissão Permanente de Acessibilidade do governo.


BRAZLÂNDIA
André Luis Queiroz Rosa

Bisneto de um dos fundadores de Brazlândia, Benedito Carlos de Oliveira (Seu Bidó), André tem 36 anos e mora na região administrativa desde que nasceu. É formado em administração e pós-graduado em ensino superior. Trabalhou na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e na Fundação Universidade de Brasília (FUB). Atualmente, é servidor efetivo da Secretaria de Saúde.


CEILÂNDIA
Renato Santana da Silva (interino)

Tem 41 anos e é natural de Brazlândia. Mora no P Norte, em Ceilândia, há 21 anos. Seu último cargo no governo local foi como secretário de Governo, em 2010. Ocupa atualmente o cargo de vice-governador do Distrito Federal.


CEILÂNDIA NORTE
Vilson José de Oliveira

É produtor rural e preside a Feira do Produtor de Ceilândia e a Câmara Setorial de Hortaliças do DF e do Entorno. Tem 52 anos, nasceu em Anápolis (GO) e vive no Distrito Federal desde 1989.


NÚCLEO BANDEIRANTE, CANDANGOLÂNDIA E PARK WAY
Roosevelt Vilela Pires (interino do Park Way)

Bombeiro militar há mais de duas décadas, veio de Goiânia (GO) em 1976 e mora na Candangolândia desde 2008. Com 40 anos, é bacharel em direito e preside o Clube dos Bombeiros Militares do Distrito Federal.


GAMA
Maria Antônia Rodrigues Magalhães

Nascida em Unaí (MG), a professora aposentada Maria Antônia tem 57 anos e mora no Gama há 38. É formada em pedagogia e direito e pós-graduada em docência universitária. Integra a diretoria nacional do Sindicato Nacional dos Aposentados e fundou o Conselho de Segurança do Gama.


GUARÁ E SIA
Edberto Silva (interino)

Goiano de Carmo do Rio Verde, é policial militar da reserva, tem 49 anos e mora no Guará há três décadas. Integrou a assessoria da Administração Regional em dois períodos: de 1999 a 2000 e de 2011 a 2012. Foi prefeito comunitário durante três anos, das QEs 19 e 21.


ITAPOÃ E PARANOÁ
Eduardo Rodrigues (interino)

Tem 49 anos, é natural do Rio de Janeiro e veio para o DF em 2002. Mora no Paranoá desde 2002. Economista, Eduardo é analista de planejamento do governo federal. Exerceu cargos no Ministério do Planejamento como coordenador, coordenador-geral, gerente e diretor. Trabalhou na Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento até 2014.


LAGO NORTE E VARJÃO
Marcos Woortmann (interino do Varjão)
Gaúcho de Novo Hamburgo, tem 33 anos e veio para o Distrito Federal em 1984. Desde então, morou a maior parte do tempo no Lago Norte. Em 2011 e 2012, exerceu o cargo de administrador na região. Oriundo dos movimentos sociais, Marcos é bacharel em ciência política e mestre em direitos humanos. Trabalhava na Câmara Legislativa.


LAGO SUL E JARDIM BOTÂNICO
Aldenir Chaves Paraguassú (interino do Jardim Botânico)

Nascido em um seringal acreano chamado Perpétuo Socorro, Aldenir tem 69 anos e mora há 18 no Lago Sul, onde fez diversos tipos de trabalho voluntário. Arquiteto e urbanista, trabalhou desde 1975 no governo federal e se aposentou pelo Ministério do Meio Ambiente. Atuava como assessor da Agência Nacional de Águas (ANA).


PLANALTINA
Dinalva Cantallopes Sastre Ferreira

Nascida em Formosa (GO) em 1967, Dinalva tem 47 anos e mora há 42 em Planaltina, onde presidiu associações voltadas para a área social da zona rural da cidade. Graduada em biologia, trabalhou como conselheira tutelar durante dois mandatos e foi diretora de escolas públicas e creches.


PLANO PILOTO
Igor Tokarski (interino)
Tem 31 anos e veio de Goiânia (GO) para a capital federal com um mês de vida. Desde 1988, mora na Asa Sul. Advogado especializado em relações com o governo, estreia na administração pública — até então, sempre atuou na iniciativa privada. Participou do Conselho Nacional do Meio Ambiente, de comissões da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF) e do Conselho Federal da OAB.


RECANTO DAS EMAS
Fábio Viana Ávila

Nasceu em Brasília há 52 anos e mora no Recanto das Emas. Graduado em direito, é major da reserva da Polícia Militar. Entre outras funções, foi consultor da diretoria de projetos, assessor jurídico, subchefe e chefe do Centro de Manutenção da PMDF.


RIACHO FUNDO I
Irany Domingos Gomes

Nascido em Taguatinga no ano de 1971, Irany mora há nove no Riacho Fundo I, onde sempre trabalhou na área comercial. Também presta serviços sociais com foco na terceira idade e jovens.


RIACHO FUNDO II
Francisco Vicemar Medeiros
Nascido em Fortaleza (CE), veio para Brasília em 1987. Tem 41 anos, é jornalista e designer gráfico. Mora no Riacho Fundo II desde 2002.


SAMAMBAIA
Claudeci Xavier de Miranda
Nasceu em Taguatinga há 41 anos e, desde 1995, mora em Samambaia. Tem o segundo grau completo e é comerciante do ramo de calçados no Distrito Federal e em Goiás.


SANTA MARIA
Nery Moreira da Silva

É natural de Hidrolina (GO), tem 42 anos e, há 22, mora em Santa Maria. Com segundo grau completo, atuou como empresário do ramo de supermercados e corretor de imóveis. Foi assessor especial de gabinete na administração regional e presidente da associação comercial. Faz trabalho voluntário com dependentes químicos.


SÃO SEBASTIÃO

Jean Duarte de Carvalho

Nasceu no Gama, tem 36 anos e mora em São Sebastião há 23. Com segundo grau completo, é empresário do ramo de turismo. Foi delegado eleito em São Sebastião no Projeto Orçamento Participativo.
SCIA/ESTRUTURAL

Evanildo da Silva Macedo Santos (interino)
Nascido em Governador Eugênio Barros (MA), tem 38 anos ─ 19 deles como morador da Estrutural. Concluiu o ensino médio e é empresário do ramo de distribuição de bebidas. Foi prefeito de quadra, participou da associação local de moradores e é o atual presidente da Associação de Bares, Restaurantes e Distribuidoras da região.


SOBRADINHO I
Divino de Oliveira Sales
Nasceu em Joviânia (GO), tem 57 anos e, desde 1989, mora em Sobradinho, onde é cidadão honorário. Formado em direito e pós-graduado em processo civil, atua na área há quase duas décadas e é professor universitário. Foi presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Sobradinho, é vice-presidente da Comissão de Biotecnologia da OAB-DF e membro da Associação dos Advogados Criminalistas do DF.


SOBRADINHO II E FERCAL
Estevão Souza dos Reis (interino da Fercal)

Veio de Nova Canaã (BA) em 1974 e mora em Sobradinho II há mais de 25 anos. Formado em administração de empresas, tem 47 anos e atuou como conselheiro regional de saúde e presidente do Conselho Comunitário de Segurança. Fez trabalho social com dependentes químicos nas regiões de Sobradinho I e II e Fercal.


SUDOESTE/ OCTOGONAL E CRUZEIRO
Paulo Feitosa (interino do Cruzeiro)

Formado em medicina em João Pessoa (PB), onde nasceu, chegou ao DF há 25 anos para fazer residência médica. Mora no Sudoeste desde 1998 e tem 46 anos. Foi coordenador-geral de saúde da Asa Norte e coordenador da especialidade de pneumologia da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.


TAGUATINGA
Ricardo Lustosa Jacobina

Mora em Taguatinga desde que nasceu, há 40 anos. É arquiteto e advogado, profissão que exercia antes de ser convidado para assumir o cargo de administrador. Dirige um projeto social na região.


VICENTE PIRES
Maria Celeste Rego Liporoni (interina)

Nascida em Pedreiras (MA), tem 64 anos e é formada em pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Como professora, atuou na antiga Fundação Educacional. Desde 1966, mora no DF, e, em 2000, mudou-se para Vicente Pires, onde participa de associações de moradores. Foi administradora regional em 2011. Na gestão passada, assumiu o cargo, em momentos distintos, de titular das antigas secretarias de Governo e do Entorno.  Agência Brasília

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial do Jornalista Profissional Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário