O que você deve saber sobre gastrite

Pode começar com uma dor no estômago associada a uma vida muito agitada, má alimentação e, pronto, logo é dado o diagnóstico popular: é gastrite. Mas será que em todos os casos é realmente gastrite o problema?

Clinicamente, a gastrite é um processo inflamatório da mucosa gástrica que, muitas vezes, não causa sintomas e, por isso, não há uma relação direta entre dor e gastrite. Mas, em geral, se atribui à dor epigástrica uma queimação, associada à alimentação, à sensação de barriga estufada – chamada de empachamento pós-prandial. Um outro sintoma também está associado à gastrite: a dispepsia, um quadro de dor epigástrica acompanhada de alguns outros quadros digestivos.

A gastrite pode ser aguda ou crônica, o que vai depender do tempo da inflamação e do tipo de células inflamatórias, que podem ser diversas. As mais comuns são as causadas pela “helicobacter pylori”, mais conhecida como “h pylori”, uma bactéria adquirida por via oral e que se aloja no estômago causando um processo inflamatório, cuja intensidade depende da cepa (família) da bactéria e da imunidade de quem a contrai. O doutor Luiz Fernando Martins de Oliveira, da Salute Clínicas Associadas, explica que a “h pylori”, mesmo sendo a causa mais comum da gastrite, não é a única. “Temos as gastrites químicas, medicamentosas ou não, que também são importantes”, explica o médico.

Além destes fatores, outros, como os alimentares, também podem contribuir para o desenvolvimento da gastrite. Há uma discussão em curso sobre os fatores emocionais serem capazes de causar o processo inflamatório da gastrite, e já se sabe que o estresse agudo é, sem dúvida, um dos causadores. Já o estresse crônico estaria mais relacionado aos sintomas, que podem ser semelhantes nos dois casos.

Mas existem outras causas da gastrite, sendo importante citar a autoimune, na qual o paciente produz anticorpos contra as células do próprio estômago. Também temos que citar os fatores de risco, como o tabaco e o álcool, um dos maiores causadores de gastrite aguda.


Algumas dicas de como evitar a gastrite:

na prevenção da infecção por “h pylori”, é preciso que sejam tomadas medidas sanitárias, de higiene, principalmente;

evitar uso de medicamentos que causam gastrites, como aspirina e anti-inflamatórios;

evitar alimentos ácidos e picantes;

evitar os altos níveis de estresse e ansiedade.

Sofre com grastrite? Entre em contato com a Salute Clínicas e agende uma consulta. Os atendimentos com Gastroenterologista são de segunda à sábado, na unidade da quadra 12 de Sobradinho.

Saiba mais sobre a Clínica Salute:

Atendendo em quatro unidades na Asa Norte e em Sobradinho, a Salute Clínicas Especializadas

é hoje uma referência na região. Seu corpo clínico conta com mais de 27 especialidades e

oferece atendimentos especiais a diversos grupos, entre eles diabéticos, hipertensos e obesos.

Além disso, a Salute também está cadastrada como hospital-dia, o que a torna um centro de

assistência medicamentosa a pacientes que não necessitam de internação hospitalar, mas

ainda requerem atendimento especializado com supervisão de clínica médica, pediatria ou

oftalmopediatria, entre outras especialidades.

Por Comunicação Salute Clínicas

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial do Jornalista Profissional Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário