Câncer de mama, vamos falar sobre isso?
O câncer de mama é a principal causa mundial de morte por câncer da população feminina, principalmente na faixa entre 39 e 58 anos de idade. Cerca de 1,4 milhão de casos novos dessa neoplasia são esperados anualmente em todo o mundo, o que representa 23% de todos os tipos de câncer. É o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres no mundo. No Brasil, são estimados mais de 50 mil novos casos por ano.
As mulheres devem ficar atentas aos sintomas do câncer de mama e, assim que um deles for percebido, procurar um médico o mais rápido possível.
Os principais sinais são aparecimentos de ínguas nas axilas, modificações na forma e tamanho das mamas, saída de secreção escura ou com sangue pelo mamilo e modificações na pele, na aréola mamária ou no mamilo. “Não são todos os nódulos palpáveis na mama que representam um tumor maligno mamário. Também existem as alterações benignas, como os cistos e os fibroadenomas, que podem ser percebidos ao toque e têm evolução favorável”, lembra a médica.
O diagnóstico precoce do câncer mamário pode ser feito pelo exame clínico das mamas (realizado por profissionais da saúde especializados) e por exames de imagem, como mamografia e ultrassonografia.
Há um elevado percentual de cura, quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais.
Só o autoexame não é capaz de descobrir o câncer da mama em estágio inicial. Se está na hora de fazer a mamografia, faça!
Saiba mais sobre a Clínica Salute:
Atendendo em quatro unidades na Asa Norte e em Sobradinho, a Salute Clínicas Especializadas
é hoje uma referência na região. Seu corpo clínico conta com mais de 27 especialidades e
oferece atendimentos especiais a diversos grupos, entre eles diabéticos, hipertensos e obesos.
Além disso, a Salute também está cadastrada como hospital-dia, o que a torna um centro de
assistência medicamentosa a pacientes que não necessitam de internação hospitalar, mas
ainda requerem atendimento especializado com supervisão de clínica médica, pediatria ou
oftalmopediatria, entre outras especialidades. Por Comunicação Salute Clínicas