Pesquisa do Instituto Fecomércio mostra que contratação temporária no DF deve gerar mais de 3 mil vagas em 2019
A contratação de trabalhadores temporários para atuar no comércio brasiliense durante o Natal e o Réveillon será maior este ano do que na comparação com 2018. É o que mostra o levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio. De acordo com o estudo, 22,6% dos empresários farão contratações, isso significa que serão abertas 3.094 vagas temporárias no DF.
No ano passado, na mesma época, 21,4% dos comerciantes manifestaram o desejo de realizar contratações temporárias, com a perspectiva de criação de 2.930 vagas. O levantamento ouviu 456 lojistas de shopping e de rua, de 15 segmentos diferentes, entre os dias 16 e 18 de setembro.O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, aponta que os empresários pretendem realizar a maioria das contratações em novembro. Este momento deverá concentrar 51,5% das contratações temporárias. E muitos trabalhadores podem ser efetivados dependendo do desempenho durante o período. A pesquisa perguntou se existe a possibilidade do funcionário temporário ser efetivado após o Natal e 92,2% dos entrevistados disseram que sim. Apenas 5,8% responderam não e 1,9% não sabem. “A maioria dos empresários deve efetivar pelo menos um funcionário temporário após o Natal. Tradicionalmente, 20% das vagas geradas são efetivadas”, explica Francisco Maia. Os segmentos que mais declararam a possibilidade de efetivar os funcionários temporários foram os de livraria/papelaria, loja de brinquedos, material esportivo, óticas, eletroeletrônico e joalherias.
Contratação
De acordo com o levantamento, os principais critérios indicados para um profissional ser contratado temporariamente são: possuir experiência (58,25%), comportamento proativo (21,35%) e escolaridade compatível com o cargo (15,53%). Em relação as principais características que o candidato deve demonstrar estão: cordialidade e respeito (9,67), organização/ higienização do ambiente (9,47) e pontualidade (9,48).
Os segmentos pesquisados foram: Decoração/Utilidades; Bares e Restaurantes; Calçados/Acessórios; Cama, mesa e banho; Chocolataria/Confeitaria; Eletroeletrônico; Floricultura/Cestas; Livraria/Papelaria; Loja de Brinquedo; Material Esportivo; Ótica; Perfumaria/Cosméticos; Relógio/Joalheria/Semijoia; Supermercado; Vestuário/Acessórios. Por Fabíola Souza