Carnaval no Distrito Federal deve aumentar vendas em cerca de 2%
O comércio do Distrito Federal espera que o carnaval de rua e de clubes aumente as vendas em 2% de produtos relacionados com a folia.
É que pela primeira vez a folia se limitará a blocos e bailes, o que levará mais gente e animação às avenidas e clubes.
Em anos anteriores, havia desfiles de escolas de samba. Este ano, as escolas não desfilarão porque o Governo do DF cortou verba destinada às agremiações.
Feito por telemarketing, levantamento do Sindivarejista – Sindicato do Comércio Varejista – ouviu 120 lojistas entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro.
O estudo apontou que lojas de roupas, de departamentos, acessórios, armarinhos e fantasias devem ser a mais procuradas por quem vai sair nos diversos blocos e irá aos clubes entre os dias 14 e 17 próximos.
ARGUMENTAÇÃO
O presidente do Sindivarejista, Edson de Castro, disse hoje que nos últimos três anos tem crescido o número de blocos e de bailes carnavalescos no DF.
Como os foliões não usam fantasias padronizadas como as das escolas de samba, eles acabam contribuindo para elevar as vendas de adereços, fantasias, chapéus, fitas, camisetas, bermudas, shorts e sandálias.
Lojistas explicam que as peças mais procuradas, além dos adereços e das fantasias, são tecidos, bermudas, shorts, camisetas e roupas leves. O folião de rua quer se sentir à vontade.
Cada folião deve gastar cerca de R$ 95.
VIAGENS EM QUEDA
Em 2014, 380 mil mil pessoas deixaram o Distrito Federal para passar o carnaval em outras cidades. Este ano, com a crise no Governo do DF (salários atrasados), devem viajar no máximo 250 mil pessoas, estima o Sindivarejista.
“Os juros altos, a inflação, salários atrasados e a alta do dólar contribuirão para reter no DF centenas de pessoas habituadas a viajar em carnavais anteriores”, disse o presidente do Sindivarejista.
COMO FICA O COMÉRCIO
Por força de Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre o Sindivarejista e o Sindicato dos Empregados no Comércio, lojas de rua e de shoppings estarão fechadas no domingo de carnaval (dia 15), segunda-feira (16) e terça-feira (dia 17).
Elas reabrem na quarta-feira de cinzas às 13 horas.