Avança construção do viaduto da Ligação Torto-Colorado
Fundação com pilares e vigas de apoio já está pronta. Cerca de 20% da obra já foram executados
A construção do viaduto que ligará o final da Asa Norte à saída norte de Brasília segue em ritmo acelerado. Os serviços na obra de arte especial que integra a Ligação Torto-Colorado chegaram a 20% de execução.
Leia tambémComplexo viário da Saída Norte levará o nome de Joaquim Roriz
Já foram finalizadas as fundações, os pilares e as vigas de apoio para as chamadas vigas longarinas (apoio da laje), que serão pré-moldadas e depois montadas sobre as vigas de apoio.
Na sequência será executada a terraplenagem, construído o tabuleiro da ponte (por circulam os veículos), a pavimentação asfáltica do viaduto e do encabeçamento, os guarda-corpos e, por fim, a sinalização horizontal e vertical.
A conclusão do viaduto está prevista para até o final do mês de julho deste ano.
“Quando estiver concluído, este viaduto vai fazer com que o motorista que vai em direção à saída norte não tenha mais que conviver com engarrafamentos gigantescos, principalmente nos horários de pico”, garante o engenheiro responsável pela obra, Jarbas Alessandro Martins.
Com o término deste trecho, que conta com o trabalho de 30 operários, o viaduto ligará o final da Asa Norte com a saída norte do Distrito Federal, sentido Sobradinho, Planaltina, Lago Oeste e Fercal.
O que falta
O conjunto da obra total da Ligação Torto-Colorado já atingiu 97% de conclusão. Entre os serviços que faltam resta executar os encabeçamentos dos dois viadutos na área do Balão do Torto e o encabeçamento desse último viaduto em construção.
Os encabeçamentos envolvem os serviços de terraplenagem, estrutura do pavimento, revestimento asfáltico, sinalização viária e dispositivos de drenagem pluvial nessa área.
Histórico da obra
Iniciada em 2014, a obra conta com 100 servidores e tem investimento total estimado em R$ 90 milhões. O DER/DF já finalizou as etapas de terraplenagem, drenagem, pavimentação, colocação de meio-fio e sarjeta, além da finalização de aproximadamente 5,2 quilômetros de ciclovias. Foi executada ainda a construção de uma ponte e dez viadutos.
Em setembro de 2019, parte da obra foi parcialmente liberada com três pistas de rolamento em cada sentido, inutilizando a operação de reversão de trânsito que acontecia no local no horário de pico da manhã.
A estimativa é que a população possa usufruir da obra a partir de julho. Em conjunto com a obra no Trevo de Triagem Norte (TTN), a conclusão do viaduto aliviará o trânsito de toda a saída norte do DF.
* Com informações do DER/DF e Agência Brasília