Outros serviços e as atividades turísticas apresentam melhora do índice de volume de serviços, no DF, em julho de 2020
O setor de serviços permanece com variação negativa em julho (-14,8%), no Distrito Federal, na comparação com mesmo mês do ano anterior; apresentando estabilidade no setor em relação a variação de junho e abaixo da média brasileira (-11,9%).
No acumulado do ano em julho, o volume de serviços apresentou variação negativa de -9,7%, próxima a variação no Brasil (-8,9%). A variação acumulada nos últimos doze meses em julho, foi de -6,9%, 11° lugar entre as UF’s que tiveram as piores variações e melhorando em 2 posições em relação a junho. São dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados hoje (11/09) pelo IBGE. No Brasil, a variação acumulada em 12 meses foi de -4,5%.
Na comparação com julho do ano anterior, o volume do setor de serviços da atividade “outros serviços” no DF apresentou variação positiva (4,7%), após 3 meses de variações negativas e é a primeira atividade a apresentar uma variação positiva no contexto vivenciado pela pandemia. Outros serviços englobam imobiliárias, manutenção e reparação de veículos/ computadores/equipamentos, administração de cartão de crédito, corretores de seguro, atividades de apoio ao agronegócio, tratamento de resíduos, reciclagem, etc.
As outras atividades do setor de serviços permanecem negativas e sem melhoras em relação a junho. Os serviços prestados às famílias (-56,4%) e transportes ou serviços auxiliares de transporte e correio (-39,7%) continuam mostrando as piores variações.
A receita nominal de serviços apresentou uma variação mensal em julho negativa de 18,4%, com queda de 2,5 pontos percentuais em relação a junho. O setor que mais perdeu receita em julho, com relação ao mês anterior, foi o setor de transportes (redução de -5,4 pontos percentuais) e o “outros serviços” apresentou ganho de 6,6 pontos percentuais. Segue tabela abaixo.
Já as atividades turísticas mantém um índice do volume de serviços negativo no mês de julho (-63,4%), mostrando leve recuperação em relação a junho (5,2 pontos percentuais) e de 9,9 pontos percentuais em relação a abril. Mantém-se o 4° pior resultado, comparando as outras UF levantadas.
Gráfico: Variação mensal das atividades turísticas (%), DF, de janeiro a julho de 2020.
Exemplos de serviços prestados às famílias: alojamento e alimentação; atividades culturais, recreação e lazer; atividades esportivas; lavanderias, cabeleireiros, funerária, cursos de idiomas, funerárias, outros serviços pessoais, etc.
Link para notícia nacional: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/28870-servicos-crescem-2-6-em-julho-mas-ainda-nao-recuperam-perdas-da-pandemia
Agência de Notíciasagenciadenoticias.ibge.gov.brServiços crescem 2,6% em julho, mas ainda não recuperam perdas da pandemia | Agência de Notícias – IBGE |