Interrupção no fornecimento de água em Ceilândia das 20h (02/12) às 8h (03/12)
Caesb sugere que população faça uso racional de água até o retorno dos serviços
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realizará mais uma etapa das obras de setorização em Ceilândia. A ação terá início à noite e se estenderá durante toda a madrugada para minimizar o incômodo à população. Para a realização dos serviços, será necessário suspender o fornecimento de água das 20h desta quarta-feira (02/12) às 8h de quinta-feira (03/12), nas seguintes localidades:
CEILÂNDIA:
Todas as QUADRAS QNN 01 a 40 (Guariroba), QNP 01 a 36 (P Sul e P Norte), Setor Habitacional Pôr do Sol – SHPS, Setor de Oficinas da Ceilândia – SOF/CEI, Setor Habitacional Sol Nascente – SHSN: Chácara Novo Horizonte, Boa Vista, 21, 34, 51, 53A, 53B, 67, 127A, 127B, 141, 149, 150, Quadra 501, Toda a VC 311 e Delegacias.
As obras de setorização têm por objetivo reduzir perdas e melhorar a qualidade da água distribuída com a substituição da tubulação de ferro por outra mais moderna, em polietileno (PEAD). Também serão criados distritos de medição e controle (DMCs) para facilitar a manutenção das redes e reduzir a pressão da água, evitando rompimentos e vazamentos da tubulação.
Em Ceilândia, o sistema de setorização de redes será implantado em parte da cidade, beneficiando 433 mil pessoas. O investimento é de R$ 21.773.406,46, com recursos do BID.
Dicas para consumo consciente de água
A Caesb pede a compreensão da comunidade e ressalta o cuidado que todos devem ter ao utilizar a água, mesmo no período das chuvas, pois o volume de água consumido individualmente por cada morador impacta diretamente no abastecimento à toda a população. Separamos algumas dicas para colocar em prática neste momento:
• Mantenha as torneiras fechadas para evitar desperdício, quando a água retornar.
• Evite lavar roupas.
• Não lave o carro.
• O jardim pode esperar a rega.
• Esqueça a mangueira. Varra a calçada.
Para mais dicas, confira as ilustrações com sugestões para o uso racional de água no perfil da Caesb no Instagram.
Caixa d´água
A Companhia informa, ainda, que toda unidade usuária deve contar com reserva de volume mínimo correspondente ao consumo médio diário, de acordo com o artigo 50 da Resolução nº 14 da Adasa, de 27 de outubro de 2011, que estabelece as condições da prestação e utilização dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no Distrito Federal. Com essa reserva, os usuários são menos afetados com a interrupção no fornecimento de água.
A resolução da Adasa reforça ainda que o usuário é responsável pela limpeza e desinfecção da instalação predial de água e do reservatório predial antes da ligação definitiva de água e, posteriormente, pela limpeza e desinfecção semestral do reservatório.
Para a aquisição de uma caixa d’água adequada ao imóvel, os usuários podem se orientar na hora da compra seguindo uma conta simples. Em média, cada pessoa consome 100 litros de água por dia. Logo, sabendo quantas pessoas há no imóvel, é só multiplicar por 100 litros. Por exemplo, um reservatório de 500 litros é suficiente para abastecer uma família de cinco pessoas num período de 24 horas. Confira mais dicas sobre o uso da caixa d’água no site da Caesb: https://www.caesb.df.gov.br/8-portal/noticias/1238-caixa-d-agua-garante-o-fornecimento-durante-manutencao-nas-redes.html.
Mais informações para imprensa pelo número: 3213-7117
Mais informações para a população pelo número: 115