Hoje é o último dia da Semana Cultural dos Centros de Juventude do DF – CASULO
Idealizada e organizada pelo professor Adilson Diaz junto aos jovens e à Coordenação dos Centros de Juventude, a Semana Cultural dos Centros de Juventude do DF – CASULO é uma vitrine para que os jovens participantes mostrem seus trabalhos e coloquem em prática as atividades elaboradas em sala durante os módulos.
E hoje a partir das 15h os alunos do Módulo III das Oficinas de Teatro apresentam “Gênesis” onde 15 personagens estão envolvidos na mesma narrativa em um projeto voltado para o cinema por meio de pesquisa sobre filmes que tivessem a mesma estrutura.
Logo mais, às 20h, o Módulo IV, CeinCena encerra a programação com o “Manifesto”.
Os alunos mergulharam em obras pré-selecionadas como um pontapé provocador. Após debates e estudos, foi definida a temática e a partir desse ponto cada integrante voltou seu olhar para seu cotidiano e trouxe seu material, em vídeo, para dialogar e tecer o projeto final, nomeado de “Manifesto”.
Sinopse
GÊNESIS
Se você tivesse a escolha de confiar suas memórias a uma inteligência artificial, mas se concedesse a essa máquina a permissão para encontrar todos seus rastros virtuais e conexões infinitas ramificadas por essa complexa teia, podendo acessá-las quando quisesse, sem restrições, você faria dessa máquina a sua melhor companhia? Gênesis é um projeto piloto que apresenta um sistema rizomático, no qual quinze personagens se encontram num apocalipse pessoal, que se iniciam, indiretamente, a partir do encontro entre Yang (um escritor falido) e Jin (uma inteligência artificial). Até onde vai a relação entre máquina e humanidade?
Manifesto
Manifesto é um experimento cênico e audiovisual proposto, pelo Coletivo Artístico de CeinCena, em tempos de pandêmicos, que tem exigido de todos criatividade e disciplina. A produção nasce a partir das leituras de obras teatrais, do olhar para o cotidiano de cada integrante e da inquietação geradas no Coletivo. Essas inquietações levaram o grupo a dialogar e se posicionar diante das perversidades regulamentares, do massacram que as mulheres passam, da violência a qual elas são acometidas em nosso país, ainda, e de formas análogas também estão presentes nas obras estudadas. Manifesto é um grito de basta, que o coletivo construiu a partir de textos autorais e adaptados. É necessário dar fim a desordem sistêmica que vivemos. O silêncio não é uma opção.
Serviço: CASULO – Semana Cultural do CJ
Data: 18/12
Horário: 15h e 20h
Evento online no Youtube Link de acesso: https://bit.ly/2LriWsO
Bate-papo no zoom após as exibições: https://us02web.zoom.us/j/89519922478