Bicentenário da América será comemorado com a participação de mais de 500 artistas
O Bicentenário da América será comemorado com a participação de mais de 500 artistas de diversos países das três Américas e aberto a todos artistas do mundo, que produzirão uma obra de arte que venha dialogar com o Bicentenário da Independência das Américas que será comemorado com várias exposições presenciais e virtuais, sendo a primeira nos dias 19 a 24 de julho deste ano, aproveitando as comemorações do Bicentenário do Peru, que comemora sua Independência do jugo espanhol em 28 de julho, e a mostra acontecerá no município de Pueblo Libre e na casa do libertador Simón Bolívar. Pueblo libre é a Capital do Bicentenário do Peru.
Para dar continuidade a essa celebração, em sua segunda edição, Honduras comemora também os 200 anos de libertação e independência da América Central e dentro das comemorações que acontecerão no país, a mostra acontecerá nos dias 6 a 12 de setembro de 2021, na residência do Editor da Independência, Dom José Cecilio Díaz del Valle, em Choluteca. Honduras.
O idealizador e organizador por essa Convocação Artística Intercultural “O Bicentenário da América” é o Diretor Geral Jaime Vallardo Chávez, conhecido como “O Artista das Moedas do Mundo”, é um Artista planetário que viaja pelo mundo para produzir Arte. Ele é o Artista das Moedas Mundiais, pois em cada país onde pinta corta notas para colocar o número nas suas obras e assim gerar o código que as consagra como uma peça única”. Este artista hondurenho já pintou em aviões, hotéis, restaurantes e nações. Ele é que reunirá artistas das artes plásticas visuais de toda a América e o Orbe para pintar o Bicentenário das 3 Américas que acontecerá inicialmente no Peru e Honduras que estão situados em duas latitudes do Continente Americano.
O artista Jaime Vallardo Chávez, que nasceu em Choluteca em 1976, em Honduras, enfatiza que nesse primeiro momento, o Peru estará recebendo obras de mais de “500 artistas de toda a América e do planeta para celebrar o Bicentenário da América com cores. É um acontecimento da vida porque o celebraremos todos os anos em dois países diferentes da América”. Jaime já viajou por mais de 150 países e tem um amor especial pela arte produzida no mundo. Desde criança que admira e coleciona arte e tem o dom de professor e escritor para difundir a cultura das artes visuais em seu pais e no mundo.
Nesta mostra de 2021, no Peru e Honduras, o artista Jaime convidou vários artistas do mundo, para serem “Embaixadores” e integrarem esta gigantesca mostra de artes visuais e aqueles que atenderam o chamamento para participar do Bicentenário da América podemos destacar o Artista Francisco Alcaraz Betoret, da Espanha; os artistas Mexicanos Paulino Medina e Lalo Rivera; do Equador, o artista Luis Baca; de Honduras, o artista Maury Flores; os artistas peruanos Victor Delfin e Miguel Brenner; e o Venezuelano Maldonado Diaz que nasceu na Villa de Todos los Santos, na Venezuela, se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Goiás – Brasil, e entrou para o mercado de arte em Brasília pelos salões de artes e leilões em 1985. Em sua trajetória de 47 anos de artes recebeu inúmeros prêmios no Brasil, Itália e Venezuela. Atualmente mora em Brasília e já participou aqui em Sobradinho, no Distrito Federal da 1ª e 2ª Bienal Internacional de Arte Urbana de Toninho de Souza com sua arte Naif Contemporânea.
No Brasil, estão participando artistas e de outras regiões do país e da maior Capital Brasileira, destacamos a artista Jú Costa, representando Santa Catarina.
No Distrito Federal, podemos destacar o Artista Toninho de Souza, um artista baiano, consagrado Comendador da Cultura do Distrito Federal desde o ano de 2000, com mais de meio século de trajetória artística na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia, que recebeu o convite do Organizador do Bicentenário da América, o Artista Jaime Vallardo Chávez, de Honduras, para ser um dos “Embaixadores” da cultura do Bicentenário da América que vai acontecer em Peru e Honduras.
No ano que vem, em 7 de setembro de 2022, o Brasil completará 200 anos de Independência do Brasil e este evento já está se programando para comemorar e celebrar essa data festiva do Bicentenário da América, aqui na Capital Brasileira no mês de setembro de 2022, tendo Toninho de Souza como um dos Embaixadores da Cultura que estará dando sua contribuição para realização deste evento importantíssimo de celebração da independência da América em nosso país.
Primeira mostra no PERU – América do Sul
Serviço: BICENTENÁRIO DA AMÉRICA
Dias: Mostra de 19 a 24 de julho de 2021;
Local: Município de Pueblo Libre e na casa do libertador Simón Bolívar. Pueblo libre é a Capital do Bicentenário do Peru.
Segunda mostra em Honduras – América Central
Serviço: BICENTENÁRIO DA AMÉRICA
Dias: Mostra de 06 a 12 de setembro de 2021;
Local: residência do Editor da Independência, Dom José Cecilio Díaz del Valle, em Choluteca.
Observações :
Fotos para ilustrar a matéria. Uma foto do artista Jaime e sua obra de arte e sua credencial do evento Diretor Geral.
Minha credencial como Embaixador do EVENTO. (Toninho de Souza)
Uma foto da arte que vai participar do evento no Peru e depois em Honduras. Será acervo permanente do Bicentenário de minha autoria. Titulo: Bicentenario da Améria Brasilia – Brasil 2021 Tinta acrílica sobre papel especial 24 x 16