Familiares de sentenciados receberão assistência de diversos órgãos do governo de Brasília
(Brasília, 01/09/2015) – Serviços como emissão de documentos pessoais, palestras de saúde da família e orientação para qualificação profissional serão oferecidos aos familiares e visitantes dos reeducandos e internos dos diversos complexos prisionais de Brasília. A ação “Visitante com saúde – interno mais saudável” é coordenada pela Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), em parceria com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap/DF), vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). O programa começou no mês de agosto e vai até o dia 2 de setembro, desta vez, na área externa do Centro de Internamento e Reeducação (CIR).
“Pensando na saúde dos sentenciados e seus familiares, a Sesipe e a Funap decidiram buscar e apoiar atos que promovam a saúde dos internos recolhidos no Sistema Penitenciário. Prezamos pela saúde de todos. Estaremos prontos para atender a necessidades daqueles que realmente precisam, mas não têm a oportunidade. Será uma grande ação”, concluiu a diretora executiva da Fundação, Dra. Francisca Aires.
O projeto atenderá os visitantes nas áreas de saúde (Coordenação de Saúde da Regional de São Sebastião); assistência à família (Secretaria de Justiça e Cidadania); jurídica (Defensoria Pública e OAB); assistência religiosa (Pastoral Carcerária e Igrejas Evangélicas que atuam nos Sistema Penitenciário); direito do consumidor (Procon); documentos pessoais (Na Hora); trabalho e ressocialização do interno (Funap) e em outras áreas consideradas relevantes e úteis para tal público, a exemplo de:
a) Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo: participação de extensão da Agência do Trabalhador com emissão de carteiras de trabalho e intermediação de mão de obra;
b) Subsecretaria de Empreendedorismo: projeto de formação de cooperativas, com apoio, orientação de empreendimentos;
c) Secretaria de Saúde: saúde da família;
d) Procon: orientação e soluções de problemas relacionados ao consumo e
e) Participação de demais entidades públicas ou privadas que possam auxiliar a família e aos internos no processo de reinserção na sociedade.
A Ação “Visitante com saúde – interno mais saudável” é realizada pela Sesipe desde 2013. O diferencial deste ano é a parceria com novos órgãos para atender as necessidades primordiais das famílias dos sentenciados, além da atenção aos próprios internos do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, considerando também, a necessidade da prevenção de doenças nos presídios.