Maioria de casos de cegueira no Brasil é causado pela falta de óculos e catarata, segundo o CBO 

Data alerta para o diagnóstico precoce de doenças que podem levar à perda da visão 

Anualmente, o Dia Nacional da Visão é lembrado na 2ª quinta de outubro. Neste ano, será em 14 de outubro. E os dados são preocupantes. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), três em cada quatro casos de cegueira no Brasil são causados por catarata e falta de óculos. 

Na avaliação do oftalmologista do CBV – Hospital de Olhos Tiago Suzuki a catarata, por exemplo, leva à cegueira gradativamente. Por isso, é importante o acompanhamento médico. “Somos os primeiros no ranking de pacientes que perderam a visão por conta dessa patologia”, explica. 

Além disso, o especialista alerta para o diagnóstico precoce dos problemas de visão. “Com certeza muitas pessoas ficaram com medo de fazer o acompanhamento de rotina na pandemia: Porém, é muito importante fazer todos os exames preventivos, pois dependendo da doença do paciente pode ser algo irreversível”, afirma o especialista. 

Além de consultar regularmente o oftalmologista, o médico também lista algumas dicas para proteção dos olhos:  

* Evitar coçar ou esfregar os olhos;

* Remover a maquiagem antes de dormir. Sempre verificar a validade dos produtos; 

* Não compartilhar maquiagem;

* Verificar o nível de glicose para evitar problemas causados pela diabetes;

* Pelo menos uma vez ao dia, é importante higienizar a área em volta dos olhos (pálpebras, cílios e cantos). Ao remover as impurezas, o paciente evita as coceiras, irritações e até conjuntivite.;

* Usar óculos ou lentes quando prescritos;

* Usar óculos escuros em locais com muita claridade; 

* Piscar com frequência para lubrificar as córneas. Isso ajuda a prevenir a Síndrome da Visão de Computador.

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial do Jornalista Profissional Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário