Semana de Combate à Dengue é prorrogada
As ações de combate à dengue, iniciadas na semana passada, serão prorrogadas em várias regionais de saúde até o fim de setembro. A decisão foi tomada com o objetivo de incentivar o engajamento da população nas atividades antes do período chuvoso. Em seguida, de outubro a dezembro, haverá prevenção para erradicar a doença sempre na terceira semana.
Estão programadas visitas domiciliares para desenvolver a conscientização dos moradores, coleta de objetos que possam acumular água, orientação nas escolas e inspeção de residências a fim de identificar possíveis focos do mosquito.
“Temos que nos antecipar ao período das chuvas, por isso, é muito importante que a força-tarefa esteja nas ruas auxiliando os moradores e realizando a busca dos focos do mosquito”, destaca o subsecretário de Vigilância à Saúde, José Carlos Valença. “Para vencermos a guerra contra a doença, é necessário que a Secretaria de Saúde e a sociedade estejam unidas.”
As atividades terão parceria do Serviço de Limpeza Urbana, das administrações regionais, das coordenações de ensino, da Agência de Fiscalização do DF, da diretoria de Atenção Primária à Saúde, das Vigilâncias Epidemiológica, Ambiental e Sanitária da secretaria, da ouvidoria das coordenações gerais de saúde e do Conselho Regional de Saúde — órgãos que formam o Grupo Executivo Intersetorial de Gestão do Plano Regional de Prevenção e Controle da Dengue de cada regional de Saúde.
Veja a programação nas regionais.