Governo autoriza concurso para carreira de magistério superior no DF
Foto: Reprodução
A Secretaria de Economia do Distrito Federal autorizou a realização do concurso para a carreira de magistério superior na Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF). A decisão foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta segunda-feira (13).
O Executivo prevê a criação de 3,5 mil cargos na instituição, sendo 2,5 mil para a carreira de professor, e mil de tutor de educação superior, com salários que variam de R$ 2,2 mil a R$ 5,2 mil. O ingresso na carreira ocorrerá, exclusivamente, por concurso público de provas e títulos.
Segundo o documento, a realização do concurso também é condicional à manifestação favorável das áreas técnicas de pessoal, orçamento e finanças, subordinadas às secretarias executivas da Secretaria de Economia.
Em 9 de novembro, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), sancionou a lei que cria a carreira de magistério superior para a UnDF.
A lei estabelece as seguintes funções para os cargos:
- Tutor de educação superior: titular do cargo com atribuições específicas que auxiliem o professor nas funções de magistério e regência de ensino e pesquisas.
- Professor de educação superior: titular do cargo da carreira de magistério superior com atribuições específicas de magistério e regência de ensino, com abrangência no desenvolvimento de pesquisas e na promoção de atividades de extensão universitária.
- A carga horária de trabalho poderá ser de 20 horas semanais, para os servidores em regime de tempo parcial, e de 40 horas, para os que atuam no regime de tempo integral.
UnDF
A lei que autoriza a criação da UnDF foi sancionada em 28 de julho. A instituição será a segunda universidade pública do DF, ao lado da Universidade de Brasília (UnB), e a primeira a ser administrada pelo Executivo local.