Solenidade destaca foco na educação da Campanha da Fraternidade 2022
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou nesta quarta-feira sessão solene destinada a homenagear a Campanha da Fraternidade 2022. O evento ocorreu por requerimento dos deputados João Cardoso (Avante), que presidiu a sessão, Arlete Sampaio (PT), Jaqueline Silva (PTB) e Cláudio Abrantes (PDT).
A jornada promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) começa com o início da quaresma e este ano tem como tema central a “Fraternidade e Educação”. Resumida no lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, a proposta da Igreja Católica busca aprofundar pela terceira vez o debate sobre a educação no país, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.
Durante a abertura da reunião, o deputado João Cardoso destacou a importância da Campanha da Fraternidade para a sociedade, especialmente a comunidade católica, e ressaltou a escolha do foco em educação. O parlamentar também lembrou que é professor da secretaria de Educação e manteve seus 8 filhos em escola pública.
Em seu pronunciamento, Dom Paulo Cezar da Costa, arcebispo de Brasília, lembrou que o Papa Francisco valoriza a prática do diálogo, refletindo diretamente na questão da educação integral. Neste aspecto, a integralidade surge na percepção do ser humano como um todo e na crença de que apenas uma visão não dá conta de toda a realidade. Por isso, o lema da Campanha da Fraternidade reflete a visão cristã. Afinal,
“Jesus falou com sabedoria e ensinou com amor”, afirmou Dom Paulo.
A deputada Arlete Sampaio reforçou que a Campanha da Fraternidade busca promover a educação integral e inclusiva. E isso constitui um dos seus grandes desafios, dado o contexto da pandemia que provocou a exclusão de milhares de alunos da rede pública porque eles não tinham acesso a equipamentos ou serviços de tecnologia necessários para o ensino remoto.
O deputado Cláudio Abrantes ressaltou que em toda campanha da fraternidade existe a busca pelo gesto concreto. E, neste sentido, a CLDF trabalha muito na área da educação. Como exemplo, citou que os parlamentares têm enviado recursos do orçamento público para as escolas, contribuindo efetivamente para aprimorar a qualidade da educação.
A professora Hélvia Miridan Paranaguá Fraga, secretária de Estado de Educação do Distrito Federal, lembrou que a pandemia causou desafios gigantescos com a impossibilidade de manter o ensino presencial e valorizou o trabalho hercúleo realizado pelos profissionais da área. Além disso, também reforçou que a CLDF vem trabalhando de forma bastante comprometida com a educação.
Além de Arlete Sampaio, João Cardoso e Cláudio Abrantes, a reunião teve a presença de mais dois membros do Legislativo: deputado Reginaldo Sardinha (Avante), que preside a Frente Parlamentar Católica, e deputado Leandro Grass (Rede).
Também participaram do evento o presidente da comissão Justiça e Paz de Brasília, Eduardo Xavier Lemos, a diretora da Escola Classe Alto Interlagos, Adriana Rocha, o secretário-executivo de campanhas da CNBB, padre Patrick Samuel, o representante da Casa Civil do DF, Kildare Meira, o coordenador de pastoral da Arquidiocese de Brasília, padre Agenor Vieira de Brito e o coordenador arquidiocesano da Campanha da Fraternidade, Hélio José da Silva.
Crédito: Francisco Espínola – Agência CLDF
Foto: Bruno Sodré/CLDF