ARTE NA PRAÇA V/// GA Santos traz mais alegria e celebração à Praça das Artes
José Edmar Gomes
No mês de aniversário de Sobradinho, a alegria e celebrações têm tomado conta das atividades da quinta edição do Projeto ARTE NA PRAÇA. As celebrações começaram na noite de 6 de maio, com os shows da cantora Neide Barros e David Vieira.
Já em 13 de Maio, data máxima da Cidade Serrana, a diretoria da Artise organizou um evento especial e distribuiu bolo para centenas de pessoas.
A festa contou com a presença do administrador regional, Gutemberg Tessati Gomes, dos deputados Érica Kokai e Ricardo Vale e de artistas do naipe de Beto Gonzales e Dani Machado.
No sábado seguinte, 20 de maio, a celebração de aniversário da cidade prosseguiu com o impecável show de Iago dos Santos e seus convidados Gessé Lima, Amélia Pinheiro e Rosemaria.
Neste sábado, 27 de maio, a Praça das Artes Teodoro Freire certamente vai receber mais um grande público para referenciar a arte do cantor, instrumentista e compositor GA Santos, que fará outro animado show, com repertório baseado nos ritmos baianos de axé e swingueira.
GA Santos veio de Salvador-BA e é um artista de grande prestígio em Brasília, onde já participou de diversas bandas e se apresentou na TV, no Bar do Alemão e em cidades como Goiânia e São Paulo.
A festa na Praça das Artes, na Quadra 8 de Sobradinho, começa às 17h com o aulão de dança da professora Karol Thayná, vencedora do concurso Mercado Persa 2018, em São Paulo; e diretora do Espaça Cultural KT.
Neste horário, também, a Praça de Alimentação já estará à disposição do público, que poderá apreciar as atividades no palco, a partir das barracas, que servem água, sucos, refrigerantes, sanduíches, caldos, peixes e comidas diversas. Outra opção é visitar a Feira de Artesanato, instalada no local.
Às 18h, será a vez do DJ Hool Ramos entrar no ar, com seu Clube do Vinil, uma interessante oficina que transmitirá conhecimentos de estilos musicais; operação de equipamentos; técnicas de mixagem (básica e avançada; e orientações para iniciar no mercado de trabalho). Todas as oficinas são gratuitas.
GA SANTOS (GA SANTOS?)
– Quem é GA SANTOS? Seria um talentoso cantor baiano que se mudou para Sobradinho, recentemente?
– Mas ele é a cara do Geninho Almeida. Seria seu irmão gêmeo?
Nenhuma das perguntas tem resposta positiva. Um e outro são o mesmo artista. A mudança de nome se deu por razões, digamos, de feeling interior, para sensibilizar mais ainda o mundo exterior.
Ou seja, o cantor, instrumentista e compositor baiano, Geninho Almeida, como um pokémon, evoluiu para GA SANTOS, que passou a ser um grande artista sobradinhense e do DF. E é assim que devemos chamá-lo, daqui pra frente. Quem quiser, pode chamá-lo simplesmente de Geá.
Ele teve a sorte de nascer em Amaralina e teve mais sorte ainda de ser filho do luthier e maestro da Banda Sinfônica de Salvador, Luciano Xavier, com quem aprendeu a tocar violão/guitarra e a usar bem a sua voz privilegiada.
Em Salvador, o futuro artista, evidentemente, cresceu ouvindo Gilberto Gil, Caetano Veloso, Dorival Caymmi e os que ele chama de clássicos do axé: Dodô & Osmar, Armandinho, Luiz Caldas, Chiclete com Banana, Netinho/Banda Beijo…
Aos dez anos, começou a tocar no conjunto gospel de seu pai, chamado Deus Proverá. Depois nas Bandas Kairós, Luz, Ministério Alfa e Geração C. Mas, as notícias e as imagens da efervescência musical de Brasília mexeram com sua cabeça e ele acabou mudando-se para cá, em 2005.
Aqui, começou tocando guitarra nas bandas Projeto 7 e Fera Boys. Seu desempenho como instrumentista e cantor o levou ao programa Tudo a Ver, da TV Record, para o qual compôs a canção do mesmo nome (Tudo a ver), em 2008.
GA ainda participou das Bandas Geração, Caras & Bocas e Visão, especializando-se no estilo axé/swingueira. Mas ele também interpreta com mestria peças de baião, pé de serra, MPB, pop/rock e internacionais.
GA SANTOS tem como “músicas de cabeceira” Pequena Eva, com Ivete Sangalo, e Selva Branca, de Bel Marques, e tem sempre no coração, a lembrança de um cenário musical rico, que lhe deu a oportunidade de se tornar um artista criativo, a partir da musicalidade, dos temperos, dos cheiros, dos ritmos, das danças e da energia que só a Bahia tem.
Geá já se apresentou em edições anteriores do Projeto ARTE NA PRAÇA, no Shopping JK, no Bar do Alemão, na Paróquia São José, no Projeto Música nas Feiras, na Feira do Artesanato e Flores Brasília, na Feicotur, na Faculdade Fael e em diversos bares de Brasília.
O artista também já fez show em São Paulo, Salvador, em cidades de Minas Gerais e Goiânia.
No próximo sábado, 28 de maio, ele promete trazer aos seus fãs de Sobradinho e região, muito axé, swingueira e pop rock.