Cerâmica Japonesa e Ikebena em exposição no Templo da Boa Vontade
A Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade (TBV) apresenta, a exposição Harmonia com Cerrado, de cerâmica japonesa, do artista Honjo e Ikebana Sogetsu de Elder Lima. A mostra oferece ao público a junção da cultura e tecnologia nipônica com a matéria-prima 100% brasileira, argila, flores, folhas e galhos secos.
Honjo Masayuki, 68 anos, utiliza a tecnologia yakishime, desenvolvida no Japão. A técnica mistura óxidos à argila queimada a altas temperaturas (podendo chegar a 1.300ºC), criando, assim, sem componentes químicos, uma peça artesanal única. O resultado é uma textura que, visual e esteticamente, encanta pelos efeitos oxidados semelhantes ao ferro e que recebe o nome de Wabi-sabi, em seu país de origem, o Japão.
Adicionando à mostra um tom de completude e exuberância, belos arranjos florais ao estilo Sogetsu, conhecidos como Ikebanas, de Elder Lima, ornamentam a Galeria de Arte do TBV em meio a mais de 300 peças de cerâmica, de Honjo. A contemplação e a prática da Ikebana Sogetsu conduzem o ser humano ao autoconhecimento e à harmonia interior, desenvolve a sensibilidade e o senso estético, bem como eleva a espiritualidade.
Vale ressaltar que as obras em cerâmica japonesa, vasos refinados e outras belíssimas peças na exposição estão disponíveis para venda, a preços populares.
A exposição estará aberta ao público até 28 de setembro, todos os dias, incluindo feriados e finais de semana, no Templo da Boa Vontade, uma das Sete Maravilhas de Brasília.
Serviço:
Exposição Harmonia com Cerrado
Local: Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade
Endereço: Quadra 915 Sul, lotes 75/76 – Brasília/DF
Visitação: de 1º a 28 de setembro
Horário: diariamente, das 8h às 20h
Classificação: Livre
Entrada Franca
Informações: (61) 3114-1070
Instagram: @templodaboavontadetbv