Sobradinho, a cidade de todas as artes, vira museu a céu aberto
Por Octávio Lacerda
Esta segunda quinzena de novembro a população de Sobradinho está recebendo nas principais ruas da “Cidade de todas as artes” o “Maior Museu a Céu Aberto do Distrito Federal”, uma iniciativa da segunda etapa da 4ª Bienal Internacional de Arte Urbana de Toninho de Souza 2023/2024, que convidou mais de 60 artistas plásticos de Sobradinho, Brasília, Brasil e outros países, para compor 74 murais que serão realizados nas principais ruas de circulação dos ônibus na Petrópolis de Brasília.
O Instituto Toninho de Souza, que funciona no Sobradinho Shopping é o idealizador deste grandioso projeto cultural que tem como objetivo trazer as obras de artes que são expostas em museus e galerias de artes públicas e particulares para a rua. Levar a arte ao povo que que não tem oportunidade de visitar estes locais artísticos para conhecer seus artistas e de outros países que têm trajetória nacional e internacional representando o nosso país. E assim, colocar Sobradinho no Roteiro Turistico Cultural de Brasília, a Capital do Terceiro Milênio.
O renomado artista baiano radicado em Sobradinho desde 1960, que tirar da cidade serrana o estigma de “Cidade Dormitório”. Para idealizar este feito, ele projetou inicialmente a primeira etapa da Bienal, com uma mostra de 18 artistas brasileiros e estrangeiros exposta no Hall de Entrada do Teatro de Sobradinho até o dia 30 de novembro de 2023, aberta ao público com entrada franca.
A segunda etapa da Bienal, o Maior Museu a Céu Aberto que ficará a disposição do público 24 horas à céu aberto até o dia 15 de abril de 2024, usando como suporte ou painéis para expor as obras desses artistas convidados e selecionados para ocupar todos os 74 abrigos de ônibus de Sobradinho, uma parceria com a Secretaria de Transportes e Mobilidade e a Administração Regional de Sobradinho.