Páscoa: nutricionista dá dicas para aproveitar o chocolate
Foto: Divulgação
É possível aproveitar a Páscoa e não se privar de um dos doces mais populares do Brasil, sem sair da dieta ou prejudicar a saúde? Carolina Vogado, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário UNICEPLAC, diz que sim. Segundo ela, com autocontrole e conhecimento na hora de fazer a escolha certa do chocolate, é possível satisfazer a vontade do doce e aproveitar a comemoração.
“O ideal é escolher chocolates com uma quantidade maior de cacau, com pelo menos 60% em relação aos outros chocolates. Esta é uma opção que pode ter menos açúcar e teor antioxidante mais elevado”, orienta Carolina.
Veja mais dicas da nutricionista:
· É interessante consumir o alimento, de preferência, após uma grande refeição, assim o impacto do doce sobre a glicemia tende a ser menor.
· Tem gente que gosta de comer o ovo de Páscoa todo de uma vez, o que eu não recomendo. Encare-o como um chocolate normal e consuma em porções ao longo de alguns dias. Sempre atento, claro, à conservação adequada de acordo com o fabricante.
· Aproveite o momento para confraternizar com pessoas queridas e compartilhar seus chocolates.
· Cuidado com as versões diet, light, fitness e afins. Alimentos diet costumam ser recomendados a pessoas com dietas restritas em açúcares, como diabéticos, mas não necessariamente terão menos calorias, pois podem conter mais gordura. Leia os rótulos e compare aos produtos convencionais.
· Lembre-se, não são os ovos de Páscoa os responsáveis pela sua saúde em geral. Afinal, temos acesso a eles apenas uma vez ao ano. Portanto, consuma seu chocolate sem culpa e cuide-se com bons hábitos alimentares e exercícios diários.