ARTE NA PRAÇA VII/// Sábado tem sofrência, axé e dança do ventre em praça de Sobradinho
José Edmar Gomes
A Banda Requebrart, capitaneada, pelo cantor e dançarino Xande (Carlos Alexandre), vai trazer o clima do carnaval da Bahia à Praça das Artes Teodoro Freire de Sobradinho, na noite de 31 agosto, às 21h, na sequência de eventos da sétima edição do Projeto ARTE NA PRAÇA.
A banda é do Guará, mas já se apresentou na Bahia e em outros estados. Quem abre o show, às 19h, no entanto, é a cantora mais apaixonada da Saída Norte do DF, Kleyde Ferraz, interpretando modões e sofrências.
O ARTE NA PRAÇA mal começou e já levou centenas e centenas de pessoas à Praça. No último sábado, os shows de GA Santos (MPB/internacional) e dos originalíssimos roqueiros Gedai e os ETs atraíram verdadeira multidão, que disputou espaço nas arquibancadas e, principalmente, na praça de alimentação.
Grande número de pessoas acorreu à praça, também, na noite de 17 de agosto, quando começou esta edição, com a impactante presença da Banda Sinfônica de Sobradinho e dos sertanejos Arlon Victor e Vanessa Porto.
A apresentação da dançarina Karol Thayná, especialista em dança do ventre, atração permanente nos intervalos dos shows, sempre é muito aplaudida, também.
O ARTE NA PRAÇA é desenvolvido pela Associação ARTISE de Arte Cultura e Acessibilidade, há seis anos, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Administração Regional.
BANDA REQUEBRART
A Requebrart foi fundada, em 1996, no Guará, por Carlos Alexandre (o Xande) que também é músico de uma corporação militar e ativista social. A Banda é especializada em axé music e já participou de grandes eventos em todo o DF, Goiás e Bahia.
Na Copa do Mundo de 1998, por exemplo, a Banda levou 15 mil pessoas ao Eixão do Lazer e 20 mil foliões ao carnaval de Campos Belos-GO. O mesmo ocorreu em Bom Jesus da Lapa e Porto Seguro, um dos berços da axé music.
A Requebrart apresentou-se, pela primeira vez, no CEM 04 do Guará, exatamente no Dia 13 de Maio de 1996, com sete músicos e consolidou-se com 11 profissionais: um baterista, três percussionistas, um saxofonista, um trompetista, um trombonista de vara, um contrabaixista, um guitarrista, um tecladista e um vocalista, além de dois cantores nos backing vocals.
Logo após a sua primeira apresentação, a banda caiu no gosto popular e passou a ser convidada para grandes eventos que, facilmente, viram festa, aos primeiros acordes do seu som contagiante.
A Requebrart se notabilizou no cenário nacional, a partir de suas apresentações em Bom Jesus da Lapa, Ilhéus, onde, de cara, caiu na graça dos baianos, que nem perceberam que a banda era de outro estado.
O mesmo ocorreu em suas apresentações em Goiânia, Goiás Velho, Luziânia e Campos Belos, onde os goianos dançaram muito ao som da Requebrart, pensando que ela fosse uma banda da Bahia.
KLEYDE FERRAZ
Foi numa noite dessas em que a turma combina uma festinha para comemorar o aniversário de alguém, num barzinho de karaokê, que sua voz chamou a atenção não só da sua turma, mas de todo mundo que estava no bar.
Ali, nascia uma das cantoras mais populares de Sobradinho: Kleyde Ferraz, a goiana quejá cantou até para 25 mil pessoas, num evento em Niquelândia, fazendo jus à tradição que Goiás tem na revelação de grandes vozes sertanejas.
Kleyde nasceu em Campinorte, cidade próxima a Uruaçu, onde viveu até os 16 anos. Lá, no sertão de Goiás, ela ouvia pelo rádio os modões de Milionário & Zé Rico, Trio Parada Dura, Gilberto & Gilmar, Chitãozinho & Chororó, Irmãs Freitas e… sonhava com a vida de artista.
Até que um dia ela decidiu correr atrás do seu sonho na cidade grande. Fez um pit stop em Goiânia, mas as coisas não aconteceram e ela veio parar em Brasília, em 1990, quando tudo começou a acontecer, com suas apresentações na Asa Norte e em bares de Taguatinga.
A partir daí, sua carreira deslanchou-se e Kleyde Ferraz vem conquistando, cada vez mais espaço no DF e em outras cidades. É esta cantora, de voz poderosa e de repertório empático, que vai abrir as festividades do 3º evento da sétima edição do Projeto ARTE NA PRAÇA, neste último sábado, 31 de agosto de 2024, às 19h.
SERVIÇO
Terceiro evento da 7ª edição do Projeto Arte na Praça
Sábado, 31 de agosto de 2024, a partir das 19h, na Praça das Artes Teodoro Freire de Sobradinho
Shows da cantora Kleyde Ferraz(19h), da dançarina do ventre Karol Thayná (20h) e da Banda Requebrart (21h)
Praça da Alimentação com opções de comidas e bebidas
Entrada gratuita
Informações: 9 9904 9551 e 9 8585 6060