Quinta Cultural segue com apoio do governo de Brasília em 2017

Parte do Centro Legal, programa leva arte, música e gastronomia ao Setor Comercial Sul. Neste ano foram 24 edições

Antes estigmatizado, o Setor Comercial Sul passa por um processo de revitalização para se tornar um novo ponto de referência para o lazer e a cultura brasilienses. Desde abril, o Quinta Cultural — um dos projetos ligados ao conjunto de ações Centro Legal, do governo de Brasília — levou música e gastronomia àquela área em 24 edições. A última do ano foi nessa quinta-feira (29), e o programa volta em 2017 depois do período de chuvas.

Última edição da Quinta Cultural de 2016 ocorreu nessa quinta-feira (29).
Última edição do Quinta Cultural de 2016 ocorreu nessa quinta-feira (29). Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

As atividades do Quinta Cultural ocorrem na Quadra 4, ao lado do Museu dos Correios. A coordenação é da Secretaria Adjunta do Trabalho, da pasta do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, em parceria com a iniciativa privada. No estacionamento da Quadra 6, outro projeto do Centro Legal, o Quarta Musical, proporciona shows gratuitos de artistas da cidade. O evento é organizado pela Administração Regional do Plano Piloto e tem entrada gratuita.

Com a ocupação do Setor Comercial Sul no período noturno, o Quinta Cultural estimulou novas manifestações culturais, como festas no estacionamento subterrâneo da Quadra 5, conhecido como Buraco do Rato. “O governo deve ser um indutor dos processos e atuar no incentivo às ações, mas a sociedade também tem de assumir a responsabilidade por Brasília”, defende o secretário adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour. “Não adianta deixar tudo apenas com a gestão pública.”

“A sociedade também tem de assumir a responsabilidade por Brasília.”Thiago Jarjour, secretário adjunto do Trabalho

Por isso, a ideia é que no próximo ano o Executivo atue como apoiador do Quinta Cultural, e a organização fique a cargo dos segmentos culturais que participaram dos eventos de 2016. “A proposta é que a iniciativa privada assuma a execução das próximas edições”, adianta Jarjour. Segundo ele, o projeto representa bem os resultados de quando governo e sociedade trabalham em conjunto. “O programa superou todas as expectativas. Quando começamos, havia descrédito da proposta de ocupar o local. Hoje, ele é um dos selos do governo”, avalia o secretário adjunto do Trabalho.

As intervenções culturais na região também reduziram a criminalidade. De janeiro — quando a ação Centro Legal passou a atuar no Setor Comercial Sul — a junho, não houve registro de homicídios nem estupros na área. Já em 2015, foram oito homicídios. Além disso, as ocorrências por tráfico de drogas diminuíram 42,3%: de 104 no primeiro semestre de 2015 para 60 no mesmo período deste ano.

LEIA TAMBÉM

CENTRO LEGAL COÍBE COMÉRCIO IRREGULAR NO SETOR COMERCIAL SUL

MELHORIAS NO SETOR COMERCIAL SUL SÃO VISÍVEIS PARA FREQUENTADORES

O Centro Legal tem o objetivo de reestruturar a região central do Plano Piloto por meio de melhorias na infraestrutura, na segurança e no trânsito. Entre as iniciativas estão também a troca da iluminação pública, pintura de meios-fios, limpeza de bocas de lobo e manutenção de vias.

EDIÇÃO: RAQUEL FLORES ///MARYNA LACERDA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

Quinta Cultural segue com apoio do governo de Brasília em 2017

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial do Jornalista Profissional Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário