Câmara dos Deputados promove Sessão Solene do Dia Nacional do Líder Comunitário
A pedido dos deputados Izalci (DF) e Roney Nemer (PMDB-DF), a Câmara dos Deputados promoveu nesta segunda-feira (2) sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Líder Comunitário, comemorado em 5 de maio desde 2006. De acordo com o parlamentar do PSDB, a cerimônia serviu para reforçar a importância da atuação desses líderes na identificação e resolução dos problemas das comunidades.
Para o tucano, os líderes comunitários são os olhos da população de cada comunidade, pois são eles que conhecem as necessidades de cada pessoa e das deficiências de suas cidades. “Os líderes enxergam nossas doenças do dia a dia, enxergam todos os descasos e incompetência daqueles que estão no governo. É com eles que conseguimos mudar a realidade de nossas cidades e nossa gente”, defendeu diante da presença de vários deles no Plenário Ulysses Guimarães.
O líder comunitário se propõe a assumir as responsabilidades sobre o seu bairro sem ao menos receber remuneração. De acordo com Izalci, o Brasil só entrará em ordem quando as pessoas passarem a se ajudar, como fazer essas pessoas. O tucano lembra a difícil fase pela qual passa o país e acredita numa mudança por meio da união entre comunidade e líderes.
“O Brasil passa por um momento difícil, uma crise nunca vista, na qual os maiores prejudicados são aqueles que mais precisam, como os pequenos e médios comerciantes que estão fechando suas portas. Lutam para fazer de suas comunidades um bom lugar para se viver. É por meio de vocês, verdadeiros líderes, que vamos sair dessa situação que o governo Lula e Dilma nos colocou”, afirmou.
O Administrador de Brasília, Marco Pacco, afirmou que o trabalho dos líderes comunitários tem a finalidade de melhorar a vida dos cidadãos de cada cidade. “O meu trabalho nessa região não teria tido os resultados se não fosse o trabalho dos líderes comunitários”, elogiou.
Também presente, o presidente da Associação Nacional dos Líderes Comunitários (Analc), Ilço Firmino, pediu a valorização e reconhecimento do líder comunitário. Vereadores e líderes comunitários da região do entorno de Brasília também participaram da cerimônia
Um dos líderes comunitários homenageados foi o diretor deste blog, que tem uma longa história de lutas na área comunitária no Distrito Federal. Saiba um pouco da trajetória do nosso editor Fernando Correa da Silva .:
O jornalista profissional e empresário da área de comunicação, Fernando Corrêa da Silva, é um veterano nas lutas comunitárias, especialmente aquelas relacionadas às cidades de Sobradinho e Planaltina, no Distrito Federal.
Brasiliense nato e sobradinhense de coração, Fernando Corrêa – como é mais conhecido – marcou sua trajetória pela paixão que nutre pelas artes, pela cultura, pelo jornalismo de bairro e pela vida comunitária.
Nos idos de 80, por exemplo, juntamente como o artista plástico Toninho de Souza, foi um dos fundadores do Centro de Artes e Cultura de Sobradinho (CACS), que abriu caminho para uma nova geração de talentos.
Após ter trabalhado no Correio Braziliense, Jornal de Brasília e em várias assessorias de imprensa do movimento sindical brasiliense – sendo também um de seus precursores – em 1997 decidiu fundar sua própria editora, a Edita Comunicação & Serviços Gráficos.
Em 1999, desejando prestar uma homenagem à cidade de Sobradinho, lançou a revista João de Barro, com o intuito de fazer o resgate histórico da memória da cidade. Com grande projeção e apelo na comunidade, a revista desenvolveu uma série de reportagens levantando a história da cidade e reverenciando seus pioneiros.
Nos anos seguintes, Fernando Corrêa inovou também ao lançar novos jornais na região de Sobradinho e Planaltina, iniciativa desbravadora.
Como não é daqueles que desistem fácil, foi em frente e, buscando apoio no comércio local, superou as dificuldades, ao mesmo tempo em que ampliou seu relacionamento com os segmentos empresariais de Sobradinho I, Sobradinho II e Planaltina, tornando-se uma liderança empresarial.
A credibilidade junto ao comércio rendeu-lhe o convite para participar da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Sobradinho – ACIS, em duas oportunidades, tendo sido um de seus vice-presidentes e secretário-geral. Envolvido na causa empresarial, defendeu convênios com Sebrae e Senac-DF, para aperfeiçoamento na gestão empresarial e qualificação da mão-de-obra.
Foi com sua colaboração também que a Associação Comercial e Industrial de Sobradinho II saiu de sua situação embrionária para criar identidade própria, com a valorização dos empresários de Sobradinho II.
Nos tempos mais recentes, o empresário e jornalista Fernando Corrêa viu surgir os primeiros resultados do seu trabalho profícuo, com algumas indicações para premiações na comunidade em que atua e também fora dela.
Nos anos de 2004, 2005 e 2006, por exemplo, foi laureado com prêmios que indicavam o Jornal Planaltina Hoje e a Revista João de Barro como os melhores veículos da região, através de pesquisa feita pelo Instituto Sigma e pela Associação Comercial e Industrial de Planaltina – ACIP.
Em 2008, o homenageado foi distinguido com o Prêmio Comerciante Destaque do Ano de 2007, premiação conferida pela Federação das Associações Comerciais e Industriais do Distrito Federal e Entorno – FACI/DF, em evento corrido no Centro de Convenções com a presença de mais de mil convidados. No ano seguinte, a homenagem se repetiu através da FEICOTUR, que conferiu à revista João de Barro o Prêmio Criatividade.
Ainda em 2008, a Associação Comercial e Industrial de Sobradinho II – ACIS II também rendeu homenagens a Fernando Corrêa com a indicação de Empresário do Ano na região de Sobradinho II, pela sua atuação através do Jornal Sobradinho Hoje – que circula em toda a região de Sobradinho.
Em 2009, Fernando Corrêa novamente foi homenageado, na sede do Na Hora, órgão do GDF, com o título Nossos Valores, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.
Em 2010, foi contemplado com título de Cidadão Benemérito de Brasília, por relevantes serviços prestados à população do DF, tendo recebido a honraria em ato solene celebrado na Câmara Legislativa do DF.
Em 2014, o projeto de destaque na trajetória do jornalista Fernando Corrêa na área da comunicação social foi o lançamento de um blog com seu nome ( blogdofernandocorrea.com ) , ingressando com mais força no segmento da comunicação virtual, onde já tem presença profissional marcante nas redes sociais.