Izalci participa de ato pela oficialização do Dia Nacional do Ciclista
O deputado Izalci (PSDB/DF) participou hoje, na Câmara Federal, do ato de assinatura do Projeto de Lei, encaminhado pelo Centro de Estudo e Debates Estratégicos (CEDES), que oficializa o dia 19 de agosto como Dia Nacional do Ciclista. O ato contou também com a participação do deputado Lúcio Vale (PR/PR), presidente do CEDES; Yurie Batista, representando a União Ciclista do Brasil; Rafael Dorneles, da ONG Bike Anjo; e Renata Florentino, da ONG Rodas da Paz.
O dia 19 de agosto foi escolhido para prestar homenagem ao ciclista e biólogo Pedro Davison, que morreu no dia 19 de agosto de 2006 após ser atropelado por um automóvel no Eixo Rodoviário Sul, em Brasília, quando tinha apenas 25 anos. O caso teve grande repercussão nacional e o motorista que o atropelou dirigia em alta velocidade e embriagado.
A presidente da ONG Rodas da Paz, Renata Florentino, uma das principais defensoras do direitos dos ciclistas no Distrito Federal, disse que a criação da data será importante para fortalecer ainda mais a cultura da paz, já que 50 mil brasileiros perdem a vida todos os anos no trânsito. Já o deputado Izalci considera que o oficialização do dia 19 de agosto, como Dia Nacional do Ciclista, será muito importante para ajudar na divulgação da bicicleta como meio de transporte sustentável e viável. “As cidades precisam se adequar a essa nova realidade mundial. As bicicletas não são somente importantes para melhorar a mobilidade urbana, mas também podem ajudar a fomentar o comércio das cidades. Há um mercado grande de serviços voltados para os ciclistas que pode ser explorado”, disse Izalci.
Crédito: William Sant’Ana