Matrícula para novos alunos na rede pública começa no sábado (1º)
Registro na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio deve ser feito até 23 de outubro, pelo Telematrícula. Renovação será a partir de segunda-feira (3), na secretaria da escola
O período de matrícula para novos alunos da rede pública no ensino regular — educação infantil e ensinos fundamental e médio —, a partir dos 4 anos, começa no sábado (1º de outubro). A solicitação deverá ser feita até 23 de outubro, via Telematrícula, por meio da opção 2 do telefone 156 – das 7 às 21 horas, de segunda a sexta-feira; e das 8 às 18 horas, em fins de semana e feriados –, ou pelo site da Secretaria de Educação. É necessário ter em mãos a certidão de nascimento da criança e o CEP da residência ou do local de trabalho do responsável.
Para quem busca a educação de jovens e adultos (EJA), o prazo será de 24 a 31 de outubro, pelos mesmos canais de comunicação. Quanto à documentação, o candidato precisa fornecer a data de nascimento, o nome completo da mãe e o CEP da residência ou do próprio local de trabalho ou do responsável (no caso de o aluno ter menos de 18 anos).
De 3 a 18 de outubro, nas coordenações regionais de ensino, estarão abertas inscrições e triagem de novos estudantes com deficiência.
Considerando o volume do ano passado, a expectativa da Educação é receber cerca de 40 mil pedidos de matrículas.
Rematrícula na rede pública de ensino será a partir de segunda-feira (3)
Voltada para os 470 mil estudantes já matriculados na rede pública, a rematrícula ocorrerá em duas etapas: de 3 a 18 de outubro, para aqueles com deficiência que também querem o remanejamento (troca de escola); e, de 24 de outubro a 4 de novembro, para os demais alunos que querem ser remanejados. Em ambos os casos, os interessados devem procurar a secretaria da unidade de ensino em que estudam. O resultado será publicado a partir de 21 de dezembro, no site da Secretaria de Educação.
A efetivação da matrícula e o preenchimento de vagas remanescentes, que geralmente ocorrem em janeiro, dependem ainda da aprovação do calendário escolar para o próximo ano. A recomendação da pasta é que, depois da divulgação dos contemplados, estudantes e responsáveis fiquem atentos a essa informação, que também estará na página da secretaria na internet.ÁDAMO ARAUJO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA