Comunidade escolar do CIL de Planaltina reivindica sede própria
A comunidade do Centro Interescolar de Línguas (CIL) de Planaltina reivindicou, na manhã desta quarta-feira (14), ao presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura, deputado Wasny de Roure (PT), uma sede própria para ampliar o atendimento do centro. Segundo a diretora do CIL, Flávia Rodrigues, atualmente as atividades são desenvolvidas no Centro de Ensino 8 daquela cidade no período noturno para 672 alunos.
Ainda de acordo com Rodrigues, eles querem a concessão de uso do antigo prédio da prefeitura e a reforma do local para ampliar as atividades para cerca de três mil alunos nos períodos matutino, vespertino e noturno. “Queremos um lugar para chamar de nosso”, disse Rodrigues, ao narrar que hoje os livros e os computadores do CIL estão encaixotados por falta de espaço. O CIL precisa de dez salas de aula, biblioteca, sala de informática e secretaria para atender a comunidade com qualidade, disse ela, ao informar que a reforma deverá custar cerca de R$1,5 milhão.
“O justo é que a oportunidade que é dada a minha filha se estenda a outros alunos”, disse a professora e mãe de aluna do CIL, Isabel Costa. “Estamos juntos aqui, todos os segmentos, professores, alunos, pais e direção para pedir essa ampliação porque a demanda é enorme”, reforçou Isabel. O estudante do CIL, Leonardo Alcântara, morador do Vale do Amanhecer, que fica em Planaltina, disse que, graças ao aprendizado adquirido no CIL, ele pode acompanhar grupos de estrangeiros que visitam o Vale. O ensino no CIL influenciou, inclusive, a opção de Leonardo, que hoje cursa graduação em Relações Internacionais. “Precisamos de sede própria para estender a oportunidade para outros moradores que não têm como pagar por um curso de línguas”, opinou.
O deputado Raimundo Ribeiro (PPS) elogiou o engajamento da comunidade escolar do CIL e criticou a gestão do atual governo na área educacional. “Os pais precisam ficar noites na fila para conseguir matricular seus filhos”, protestou Ribeiro. Os deputados Wasny e Ribeiro manifestaram apoio à causa da comunidade de Planaltina. Franci Moraes