ARTE NA PRAÇA vai sacudir Sobradinho
Maior projeto artístico-musical de Sobradinho começa no sábado, 26 de agosto, e prossegue até o final de março de 2018
José Edmar Gomes
Começa no próximo sábado, 26 de agosto, o maior projeto artístico-musical que Sobradinho já conheceu. O Arte na Praça apresentará shows musicais, palestras e oficinas de arte, inteiramente gratuitos, e será realizado todos os sábados, até março de 2018.
Cada evento constará de uma feira de artesanato; quatro palestras; quatro oficinas; um show musical, com artistas do naipe deGessé Lima, Luca Rodriguis, Amélia Pinheiro, Rose Maria, João Dutra, Célia Rabelo…; feira de artesanato e de produtos orgânicos e praça de alimentação; totalizando mais de 250 atividades em oito meses.
O Arte na Praça será desenvolvido pela Artise (Associação dos Artistas de Sobradinho e Entorno), a partir de emenda do deputado Ricardo Vale, que deu origem a convênio com a Secretaria de Estado de Cultura, cujo Termo de Fomento Nº 06 está publicado no DODF de 29 de junho.
O deputado Ricardo Vale considera o Projeto um instrumento de integração comunitária e de fortalecimento da cultura regional. Ele se confessa feliz ao ver os artistas de Sobradinho valorizados, a cultura local fortalecida, além do benefício que o projeto trará aos comerciantes, estudantes e à comunidade.
“O Projeta Arte na Praça vai sacudir positivamente a Cidadee trazer a alegria de volta a Sobradinho”, comemoraRicardo Vale.
Luta – O maestro Alex Paz, ex-presidente da Artise e atual delegado regional de cultura, afirma que a Cidade e seus artistas transformaram Sobradinho na Cidade-Arte do DF, título que vinha ficando distante devido à dificuldade de se conseguir verba para as atividades culturais.
Paz, no entanto, ressalta que a população agora volta a ter acesso à produção artística e cultural de Sobradinho, após o abnegado esforço do deputado Ricardo Vale, que travou uma luta sem descanso até ver a verba para a realização do Projeto Arte na Praça liberada.
“O Arte na Praça torna a arte local acessível a um público que quer engrandecê-la, defendê-la e multiplicá-la, de forma que a produção dos artistas locais possa se firmar como motor de transformação social, aliada à educação e à cultura”, afirma o maestro.
Autoestima – O presidente da Artise, o músico e compositor AngeloMacarius, por sua vez, acredita que, ao aproximar os artistas da juventude, através da música e de oficinas de arte, a entidade direciona a poderosa energia dos jovens – que, muitas vezes, é gasta em pichações, drogas e outras futilidades – para atitudes positivas que poderão construir uma nova realidade social.
Macarius destaca que o Projeto resgata os artistas, suas obras e, consequentemente, a sua autoestima, “que anda muito em baixa, devido à crise econômica e política que nos assola”.
O presidente da Artise observa que o Arte na Praça quer ir ao encontro dos adolescentes e estudantes da Cidade, justamente para sensibilizá-los na sua fase de afirmação social e busca profissional.
Da mesma forma, a participação dos professores, dos artistas e da comunidade, segundo Macarius, vai ampliar a cidadania e fortalecer os alicerces da história e da cultura de Sobradinho.
É para isto – segundo o presidente – que a Artise propõe a realização do Projeto Arte na Praça, oferecendo oficinas de música, artes plásticas, artes cênicas, artesanato, cinema, fotografia, criação de roteiro, construção de instrumentos musicais, DJ, dança, além de shows musicais.