Centro Olímpico e Paralímpico de Planaltina recebe inscrições a partir desta terça (19)
Interessados devem ir até a unidade esportiva, das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas, até sexta (22). Há vagas para 15 modalidades olímpicas e três paralímpicas.
Inaugurado no domingo (17), o Centro Olímpico e Paralímpico de Planaltina abre inscrições na terça-feira (19) para 18 modalidades, três delas para pessoas com deficiência. O prazo final para se candidatar a uma das vagas é sexta-feira (22).
Os interessados devem ir até a unidade esportiva, no Setor Recreativo e Cultural Módulo Esportivo de Planaltina, ao lado do restaurante comunitário, das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas. Será preciso preencher a ficha de inscrição, sem apresentar documentos. O processo é gratuito.
As vagas serão preenchidas por meio de sorteios, que ocorrerão em 27, 28 e 29 de setembro. Cada pessoa poderá concorrer a uma atividade esportiva e, após ser contemplada, não poderá trocar a modalidade.
A lista dos contemplados será divulgada no próprio Centro Olímpico e Paralímpico. De 3 a 20 de outubro, será necessário apresentar uma foto 3×4 atual e a original e a cópia dos seguintes documentos:
- RG ou certidão de nascimento
- CPF ou RG dos pais ou responsável legal
- Declaração escolar de 2017
- Comprovante de residência
- Atestado médico para pessoas acima de 70 anos
As atividades se dividem em coletivas e individuais, nas modalidades:
- Hidroginástica
- Natação
- Ginástica localizada
- Atividade física orientada
- Futebol society
- Basquete
- Atletismo
- Futsal
- Tênis
- Handebol
- Desenvolvimento motor 1 e 2
- Judô
- Caratê
- Vôlei
As pessoas com deficiência não precisam participar do sorteio, basta ir à Coordenação de Pessoas com Deficiência do centro, a partir de terça-feira, para cadastro e orientações.
As ofertas para esse público observam as necessidades de cada um. Há três opções bases: bocha, natação e atletismo.
Até o início das aulas, em data a ser divulgada, o espaço funcionará para práticas de esportes não orientados, de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas. Aos fins de semana, o centro ficará aberto das 9 às 16 horas, como espaço de convivência.
Inauguração do Centro Olímpico e Paralímpico de Planaltina ocorre após quatro anos de obras paradas
Esse é o 12º centro olímpico e paralímpico do Distrito Federal. A construção, iniciada em 2009, estava parada desde 2012. A retomada dos trabalhos foi reivindicada pela população na Roda de Conversa com o governador, em agosto de 2016. As intervenções se iniciaram em setembro do ano passado.
Também foram plantadas árvores em todo o terreno e construída uma praça com pergolados. Lâmpadas queimadas e instalações elétricas alvo de vandalismo foram substituídas.
De acordo com a Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, o centro deve atender 4 mil pessoas, sendo 2.375 somente com as aulas e os demais por meio de parcerias e atividades extras.
As obras foram orçadas em R$ 2.194.487,70, recurso de emendas parlamentares.