GDF revitaliza canais em Planaltina
Da Redação, com informações da Adasa
Medida impedirá desperdício de até 80% da água captada nos córregos Lagoinha e Imbiruçu
Os dois canais revitalizados, de 2,9 quilômetros (Imbiruçu) e 3,7 quilômetros (Lagoinha), agora com água correndo em tubulação, impedirão o desperdício de até 80% da água captada, o que vinha ocorrendo pela precariedade dos canais a céu aberto e em valas sem maior proteção.
As condições dos canais, principalmente no período da seca, causavam conflitos entre os usuários, que não tinham garantia de abastecimento igualitário. Todos os 70 agricultores que produzem hortifrutigranjeiros, soja, milho, feijão e sorgo nas 13 propriedades servidas pelos canais dispõem de outorga para o uso da água concedida pela Adasa.
Os recursos para a revitalização dos canais foram bancados pela Secretaria da Agricultura (Seagri), com o fornecimento de maquinário e parte da tubulação, pela Emater, com a orientação técnica, pela Adasa, com a outorga, garantindo a oferta da água de acordo com a demanda para todos os usuários, e por grandes produtores que garantiram a compra de parte da tubulação usada.
Esses órgãos, que atuam na melhoria das condições de oferta da água para a produção rural do DF, esperam, para o próximo ano, revitalizar novos canais que ainda se encontram a céu aberto, como o de São José, Barro Preto e Tabatinga.
(M.D.*)